Estância, cidade localizada a 68 quilômetros da capital, Aracaju, nos últimos anos ganhou expressão nacional por conta do seu São João, dos seus grupos folclóricos e do tradicional barco de fogo que ganhou repercussão internacional.
Cidade de pouco mais de 60 mil habitantes, banhada pelos Rios Piauitinga, Piauí e dona de um dos mais belos litorais onde se situam as praias de Abais e Saco; estando a praia do Saco no elenco das cem mais belas do mundo, segundo publicação francesa da revista‘Grands Voyageurs”; praia de águas mornas, de ondas calmas, de areia fina, branquinha, com aproximadamente 5 km de extensão, extremamente maravilhosa, espetacular, um paraíso, para o descanso, para quem quer fugir da agitação dos grandes centros.
O escritor Jorge Amado viveu em Estância por volta do ano de 1937, por força da ditadura militar, onde ele escreveu parte do romance “Capitães de Areia”. Em Estância ele imortalizou a frase: “Estância cidade quase idílica, onde habita o povo mais cordial do mundo”. A frase está escrita em placa de bronze fixada em um monumento existente na Praça Barão do Rio Branco.
Nas viagens do Imperador D. Pedro II, pelo Nordeste, o monarca passou pela cidade de Estância, pernoitou com sua comitiva e ao passear pela cidade se encantou com a beleza dos seus jardins a ponto de batizá-la de “Cidade Jardim”.
Estância tem contribuído expressivamente com o progresso do Brasil, “És mãe gentil”, e daqui saíram filhos que ocupam cargos nas esferas estadual, federal, internacional: ministros, juízes, médicos, engenheiros, militares, professores, artistas plásticos e etc.
Atualmente Estância vivencia uma era de crescimento - Os últimos seis anos foram marcantes para o seu desenvolvimento: universidade, escolas técnicas, construção e ampliação das escolas municipais, transportes escolares, realização de cursos profissionalizantes, implantação de empresas, investimentos na geração de empregos, etc. O atual prefeito, Ivan Leite (PSDB), tem o olhar fito na educação, na qualificação da mão-de-obra, na geração de empregos, na construção de obras estruturantes, saneamento básico, na valorização da cultura local e das festas populares, a exemplo do São João.
Como é gostoso estar em Estância, andar por suas ruas e avenidas, sentir a brisa que chega à cidade trazendo o cheio da natureza das matas e coqueirais que lhe cercam. Uma cidade com aspecto bucólico, ideal para viver e sentir-se feliz.
Conheça Estância, invista em Estância, se apaixone por Estância!
Parafraseando o escritor estanciano Major Osvaldo Freire da Fonseca: “Em amor a Estância, ninguém me excede”.
Por: Genílson Máximo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!