Dados nacionais revelam que no Brasil existem cerca de oito mil crianças e adolescentes em condições de serem adotadas. O número representa 10% de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento em todo o país. Outros 90%, apesar de viverem nessas unidades não são órfãos e não estão aptos para a adoção.
Em Sergipe, mais de 300 crianças que vivem em casas de acolhimento estão à espera de adoção. Na unidade de acolhimento Casa Santa Zita, por exemplo, 19 meninas aguardam adoção. “Elas são encaminhadas para cá pelo juizado da Criança e do Adolescente ou então pelo Conselho Tutelar. São meninas vítimas de violência doméstica ou que estavam em situação de risco. Algumas ainda têm a possibilidade de retornar a convivência com os pais, outras não”, explicou a irmã Silvanira dos Santos, diretora presidente da instituição.
A irmã explica que aqueles que tiverem interesse em adotar um filho devem procurar a 16ª Vara da Infância e da Adolescência e só depois comparecer em alguma casa de acolhimento. A Casa Santa Zita existe há 70 anos e depende de doações para funcionar.
Quem tiver interesse em ajudar, o endereço da instituição é Rua São Cristóvão, 1805, bairro Getúlio Vargas, e o telefone é (79) 3214-0803. (Fonte: Correio de Sergipe).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!