Foi aberta na manhã desta quarta-feira, no centro de convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, a 40ª edição 40ª edição da ABAV – A Feira de Turismo das Américas, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV.
Considerado, pelo volume de negócios articulados e o período para exposição de produtos, o maior evento latino-americano do mercado de comercialização turística, a ABAV conta esse ano com a presença de 52 países expositores, que ocupa até sexta-feira, 24, os cinco pavilhões do Riocentro. Este setor movimentou, em 2011, por meio das agências de viagens associadas à entidade, mais de R$ 90 bilhões; ampliou para 13% sua participação no PIB, e, cada vez mais, atende diferentes segmentos e nichos de mercado que demandam viagens domésticas e internacionais.
Ao completar sua 40ª edição, ABAV – A Feira de Turismo das Américas assume dimensões que são comparáveis às maiores feiras de turismo do mundo. “De fato, este é o grande evento referencial do segmento turístico do Brasil que expõe a diversidade de seus atrativos turísticos, por meio do qual promove sua oferta de serviços e infraestrutura receptiva, sendo o palco ideal para que os players do setor, expositores e visitantes aproveitem para conquistar resultados, ampliar conhecimentos e contatos, identificar tendências de mercado e realizar ótimos negócios”, afirma Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.
Segundo Antonio Azevedo, atualmente, em parceria estratégica com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, a ABAV – Feira de Turismo das Américas agrega mais benefícios para profissionais que dela participam, renovando assim sua importância e ampliando sua visibilidade no calendário global dos principais eventos e feiras internacionais de negócios do setor. “Contamos também com o apoio do Fórum das Associações das Agências de Viagens da América Latina, além de parcerias com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – e com a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo”.
Além de comemorar 40 anos com relevantes serviços prestados, o evento está repleto de inovações interessantes e conta com mais de 1.350 expositores, reunidos em cerca de 450 estandes em uma área total de 45 mil metros quadrados, o que representa crescimento real de 15%, se comparado com a edição anterior, e a presença prevista de mais de 20 mil participantes, profissionais do setor. “Completamos hoje o ciclo de dez anos em que o evento ABAV permaneceu no Rio de Janeiro, cinco anos a mais do que originalmente previsto. Mas nada impede que A Feira de Turismo das Américas retorne futuramente para o Rio de Janeiro, beneficiada pelos investimentos estruturais dedicados aos megaeventos esportivos, inclusive com a necessária ampliação de sua oferta hoteleira, tornando-a mais competitiva e atrativa”, afirma o presidente da ABAV Nacional.
Durante a cerimônia de abertura, Antonio Azevedo falou também da integração entre o poder público e a iniciativa privada, por meio de ações conjuntas. “É essencial que elas sejam alinhadas e baseadas no entendimento comum, pois precisamos avançar com agilidade no processo de qualificação e do desenvolvimento setorial”, ressalta. “Esse é o primeiro passo: priorizar, com a qualidade necessária, os programas voltados para o aumento da competitividade do Turismo Nacional, que é fonte geradora e distribuidora de riquezas no Brasil. “Medidas como essas, focadas na qualidade, inovação e capacitação são vetores essenciais para o melhor ordenamento do setor e trarão ganho de competitividade para os destinos brasileiros, podendo dar um impulso à quebra de uma barreira histórica, que limita o ingresso de turistas estrangeiros no Brasil a pouco mais de cinco milhões de visitantes por ano”, finaliza.
Bastante prestigiada, a solenidade contou com a presença de profissionais e das autoridades do setor de turismo de todos os continentes, incluído agentes de viagens, hoteleiros, operadoras, empresas aéreas, além da imprensa especializada. Entre os presentes, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da ABAV Sergipe, Sérgio Oliveira e o deputado federal, Valadares Filho.
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!