Vereadora Emília Corrêa |
A vereadora Emília Corrêa (DEM) pediu mais atenção dos gestores da saúde para a importância de promover ações que possibilitem acesso digno às mulheres na realização do autoexame do câncer de mama.
Para a parlamentar, as dificuldades em conseguir uma consulta ou até mesmo um exame fazem com que o câncer seja diagnosticado tardiamente. “Muitas mulheres enfrentam longas filas nos postos de saúde e hospitais para conseguirem uma consulta com um especialista e, quando conseguem, é para longo prazo. Em virtude dessa demora, o problema acaba se agravando e muitas chegam a óbito”, lamenta.
De acordo com Emília Corrêa, no Brasil foram registrados 518,5 mil casos em 2012. Já no Estado de Sergipe, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 66 mulheres morreram de câncer de mama e 400 foram internadas para realizar algum procedimento no tratamento da doença. “São números preocupantes, por isso é preciso que haja uma somação de esforços para que a mulher possa fazer os exames de prevenção em curto prazo. Além disso, é preciso que seja feito um trabalho de conscientização”, disse.
Emília Corrêa destacou a necessidade de campanhas publicitárias. “É importante que as mulheres saibam como se prevenir e quais os primeiros sintomas, por isso é necessário uma ampla divulgação nas TVs, rádios, jornais e internet. Se o câncer for detectado no início, a mulher têm maiores chances de ser curada, por isso a prevenção é imprescindível. O câncer de mama é agressivo e se descoberto tarde, o risco de morte é maior”, alerta a vereadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!