A 20ª edição do Forró Caju teve como marca a tranquilidade garantida graças ao trabalho de segurança prestado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Tudo pode ser comprovado pelos números contabilizados durante as 11 noites do evento, em que não se registrou nenhum homicídio e/ou ocorrência de elevado grau de complexidade. As estatísticas revelam o êxito da GMA, que efetuou a prisão de 33 indivíduos, resultando na lavratura de 20 procedimentos policiais. Foram custodiadas provisoriamente 334 pessoas, as quais se envolveram em ocorrências de menor gravidade, sem definição de autoria.
A maior parte das ocorrências policiais envolveu o porte e/ou tráfico de drogas, representando cerca de 35% dos registros. Na sequência, estiveram roubo/furto (25%), lesão corporal (25%), porte de arma branca (10%) e desacato (5%). "A legitimidade do agente da GMA em atuar diante desses crimes está amparada na Constituição Republicana do Brasil, no Código de Processo Penal brasileiro e em outros dispositivos infraconstitucionais", especificou o diretor geral coronel Enilson Aragão.
Quando se avalia a maioridade penal dos indivíduos conduzidos para a autoridade policial (delegado) por conta da prática de delitos e de atos infracionais, verifica-se que 27% do grupo eram menores de 18 anos. Um total de 64% dos presos apresentaram uma idade média de 21 anos. "A GMA disponibilizou um sistema de consulta online composto pelo Sistema de Administração Penitenciária (SAP), pela Rede Infoseg e pela intranet da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Nas pesquisas, foi identificado que a grande maioria dos custodiados já tinham passagem pelo sistema prisional e policial", acrescentou o coronel.
Conforme o guarda municipal(GM) Lidemarques Menezes, em média 30 pessoas foram detidas por noite. "O maior registro foi no último dia da programação, com um total de 91 indivíduos custodiados", destacou acrescentando que os números revelam o esforço da GMA realizado em prol do folião.
Materiais apreendidos
De acordo com o relatório de estatísticas, no espaço do evento foram recolhidas 42 armas brancas e 140 unidades de drogas do tipo crack, cocaína e maconha. Os entorpecentes foram apreendidos de forma avulsa, ou seja, armazenados em cápsulas, trouxas e em outros recipientes.
Além das armas, durante a revistas nos portões, foram confiscados objetos que poderiam ser utilizados para perfuração e corte, como alicates, cortadores de unha, pequenas tesouras e tipos específicos de prendedores de cabelo.
Parceria
De acordo com a Direção Geral da GMA, o esforço empreendido pelos mais de 350 GMs escalados a cada noite foi primordial para o sucesso do trabalho. Aliado a isso, a GMA atendeu a diretriz da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), formando parceria com os demais órgãos de segurança pública para garantia da ordem.
Por Ascom/GMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!