O prédio abrigará um total de 217 boxes individuais, com ponto de energia e água. Será dotado de: Local para carga e descarga (com acesso para caminhões), banheiros, depósitos, casa de lixo, estacionamento, circulação externa com jardins e na parte interna serão construídas bancas padronizadas de alvenaria.
A apresentação do projeto foi feita na tarde de terça-feira, 20, para os feirantes do bairro Cidade Nova. O novo mercado vai reforçar o potencial comercial da área.
A Prefeitura Municipal de Estância apresentou na tarde desta terça-feira (20) juntamente com a arquiteta Aliane Barroso da SEDURB - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano o projeto do novo Mercado Municipal que será implantada no bairro Cidade Nova através do Projeto "Sergipe Cidades" do Governo de Sergipe. A consulta pública foi realizada no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza e contou com vários feirantes do referido bairro.
O novo Mercado Municipal e Feira Livre do maior bairro de Estância vão acomodar os feirantes que atualmente vivem em um local desconfortável. A autora do projeto explicou cada etapa do estudo para tornar o comércio no local atraente e organizado e prestar assistência a todos os envolvidos. Na oportunidade alguns feirantes questionaram, opinaram e deram sugestões e por fim parabenizaram a Prefeitura Municipal de Estância por consultar a opinião pública.
Segundo Aliane Barroso o objetivo maior é criar um ambiente amplo, arejado, organizado, com infraestrutura necessária para melhorar a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados, garantido as condições mínimas de higiene para cada comerciante. "O prédio abrigará um total de 217 boxes individuais, com ponto de energia e água". "Será dotado de: Local para carga e descarga (com acesso para caminhões), banheiros, depósitos, casa de lixo, estacionamento, circulação externa com jardins e na parte interna serão construídas bancas padronizadas de alvenaria". Falou Aliane.
Entre os detalhes apresentados, está o local onde será construído o mercado que ficará localizado na Rua Frei Paulo ao lado da Cozinha Comunitária e em frente da Creche.
De acordo com a Secretária Municipal de Obras, Transporte e Habitação Margareth Soares Santos Guimarães, o espaço escolhido é bem localizado e vai expandir o comercio da região juntamente com outros segmentos que estão sendo construídos próximos.
Muitos feirantes elogiaram o projeto e disse estarem felizes com a iniciativa. "Isso mostra que a administração está preocupada com as questões sociais e econômicas do bairro". Disse um feirante.
Margareth disse ainda que será organizado um calendário de atividades e cada passo analisado conjuntamente com o público envolvido.
"Com o apoio do Governo de Sergipe fomos contemplados com o projeto Sergipe Cidades". "É um prazer para o município poder tratar essa oportunidade com a população". Disse Laelson Fraga Soares, Secretário Municipal de Agricultura.
Para o Prefeito Carlos Magno o projeto tem como objetivos principais reforçar o potencial comercial da área, promover o desenvolvimento urbano, melhorar a qualidade de vida dos atuais e futuros usuários da área, melhorar o visual do local e a qualidade ambiental, melhorar a infraestrutura de comercialização e o fluxo viário.
"O mercado atual será transformado em uma praça de lazer com diversos equipamentos para as crianças, será um projeto encantado que vai valorizar ainda mais o comércio e toda a população do bairro".
"O objetivo da participação popular foi de que os feirantes pudessem opinar, dar sugestões e a ideia é essa mesma não de fazer o projeto somente com a nossa opinião e sim ouvir a população para que a Cidade se desenvolva junto com a população".
"O nosso objetivo é dar qualidade de vida ao povo da Cidade Nova". "Temos já um projeto em andamento da entrada do bairro com quadra esportiva e outros projetos que estão pra chegar à Cidade Nova que irá beneficiar desde as crianças até os idosos". Disse o Prefeito.
O prefeito pediu fiscalização dos próprios feirantes que já possuem cadastro para que não haja disputa de espaços com pessoas que não estão cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura. E pediu que a prioridade seja para os feirantes já cadastrados.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Laelson Fraga, já são 210 cadastrados que ocuparam o galpão apresentado.
Sobre o Programa:
O Programa "Sergipe Cidades" tem como foco o Desenvolvimento, conduzido por três grandes objetivos: o econômico, a estruturação urbana e o fortalecimento Institucional municipal.
O Programa contempla um conjunto de ações que visa elevar a competitividade econômica, diversificar a base produtiva e distribuir melhor a renda nos territórios.
Dentre estas, as intervenções territoriais se caracterizam como estruturantes do processo. Assim, as construções de Matadouros Frigoríficos, dos Centros Empresariais Integrados, dos Centros Vocacionais Tecnológicos, dos Mercados Territoriais, dos Mercados locais e das escolas profissionalizantes são vistas como projetos estruturadores da economia territorial. Porém, para a sustentabilidade destas obras e do processo do desenvolvimento outras atividades serão executadas respeitando e valorizando as culturas e identidades locais. O fortalecimento da capacidade institucional dos municípios para a aplicação das políticas públicas e a capacitação da população para o controle social destas são passos importantes e não foram esquecidos.
Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!