A pesquisa mostra que a população confia mais no jornal impresso do que
no rádio, na televisão, revistas, mídias sociais ou blogs
Na hora de confiar na informação que está vendo ou
lendo, o brasileiro acredita mesmo é no jornal impresso. Interessada em saber
quais os veículos em que a população tem mais confiança, a Secretaria de
Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) encomendou uma
pesquisa ao Ibope e o resultado final revela: 53% das 18.312 pessoas ouvidas
pelo instituto, 53% delas afirmaram que confiram “sempre” ou “muitas vezes” nas
notícias veiculadas pelos jornais impressos.
O Ibope também questionou as pessoas sobre a
confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De
novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos entrevistados que
usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de
publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado entre os
anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais
(22%) e blogs (19%).
No resultado geral – que engloba as notícias e
propagandas - os jornais são campeões de confiabilidade, acima do rádio (50%),
da televisão (49%) e das revistas (40%). O índice mais baixo de confiança fica
com a internet: só 28% dos entrevistados dizem confiar sempre ou muitas vezes
nas informações veiculadas em sites. E os veículos que o brasileiro confia
menos são as redes sociais (24%) e a “lanterna” fica com os blogs, com apenas
22% de confiabilidade pelo povo brasileiro.
Contratado por meio de licitação, o Ibope ouviu
18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de
2013, para coletar os dados que compõem a “Pesquisa brasileira de mídia 2014 –
Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. De acordo com o
governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do
Executivo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!