Em pronunciamento realizado durante o grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 16, o deputado estadual João Daniel (PT) falou sobre a questão da luta pela moradia e externou seu apoio à atuação do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), que, segundo ele, tem lutado e permanecido firme na luta pela moradia.
Ele disse que todos sabem que, lamentavelmente, há uma exclusão de famílias, graça à especulação imobiliária, à concentração das áreas urbanas e problemas que ainda não foram resolvidos, nem no Brasil, nem no nosso Estado e na capital. No entanto, o parlamentar disse que acredita no programa que será lançado brevemente pela presidente da República, Dilma Rousseff, e que terá a certeza do governo Marcelo Déda, para buscar solução para esse problema.
O deputado João Daniel disse que ficou muito feliz com o acordo firmado na última sexta-feira, dia 13, entre as famílias que há três anos vivem em um galpão, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, e o governo do Estado. Depois de muita negociação, durante reunião que aconteceu com a presença de vários secretários de Estado, coordenada pela secretária de Estado da Inclusão Social (Seides), Eliane Aquino, ficou decidido que o governo do Estado irá arcar com auxílio moradia para as 140 famílias.
Segundo o parlamentar, nos próximos dias o governo deverá enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que garante o pagamento do auxílio moradia. João Daniel disse que, além disso, durante a reunião o governo firmou o compromisso da entrega de residência a essas 140 famílias, cujo projeto já está em fase de legalização e deverão ser entregues nos próximos meses.
“Nós acreditamos e confiamos no movimento pela moradia que luta e continuará lutando em defesa de seus direitos, e um dos mais sagrados é o da moradia, para que essas famílias sejam beneficiadas pelo programa”, disse João Daniel, ao agradecer aos integrantes do Motu o crédito que deram ao governo do Estado, ao aceitar receber o auxílio moradia e aguardar até que as casas sejam concluídas. Ele disse ter certeza que as casas serão construídas e, com isso, será solucionado o problema dessas famílias, para que possam viver com mais dignidade.
O deputado João Daniel disse que irá acompanhar todo esse processo e irá convidar outros parlamentares para fazer o mesmo. Ele acrescentou ainda que espera contar com o apoio de todos os parlamentares, da oposição e da situação, para aprovar o projeto de lei que concede auxílio moradia a essas pessoas, assim que ele chagar à Assembleia. Participaram da reunião com o Motu, além da secretária de Inclusão, o secretário de Direitos Humanos, Iran Barbosa, o secretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos, representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). (Por Edjane Oliveira, da Agência Alese ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!