De janeiro a agosto deste ano, 4.124 novas instituições públicas de ensino receberam conexão gratuita à internet em alta velocidade
O Programa Banda Larga nas Escolas já conta com 63.394 instituições públicas urbanas de ensino fundamental e médio conectadas à internet gratuita em alta velocidade. Segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), de janeiro a agosto de 2012, as concessionárias de telefonia fixa, responsáveis pelo programa, conectaram 4.124 novas escolas em banda larga, num ritmo de ativação de mais de 17 instituições por dia.
O Programa Banda Larga nas Escolas, um dos maiores projetos de inclusão social do País, tinha meta inicial de conectar 55 mil instituições de ensino, mas a previsão atual é de chegar a 70 mil escolas. A ampliação do programa se deu para alcançar novas instituições públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.
Segundo o levantamento da Telebrasil, divulgado durante a Futurecom 2012, do total de escolas conectadas, 37.773 são instituições municipais, 25.363 são estaduais e 258 federais. As escolas estão conectadas em velocidades acima de 2 Megabits por segundo (Mbps) e em alguns casos chegam a até 10 Mbps. Pelo programa, as escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio terão acesso gratuito em banda larga durante 24 horas por dia até 2025.
No ano passado, 4,6 mil escolas foram atendidas. O maior volume de conexões, no entanto, se deu em 2008, no primeiro ano de implantação do programa, quando 21,5 mil instituições receberam banda larga. Em 2009, outras 21,4 mil escolas passaram a ter acesso à internet em alta velocidade e alunos de 11,7 mil instituições foram beneficiados em 2010.
O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi inteiramente cumprido em dezembro de 2010.
Uso da internet - A pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada neste mês pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que 47% das crianças entre 9 e 16 anos usam a internet todos os dias ou quase todos os dias. A pesquisa revelou ainda que 42% usam a internet na escola. Esse elevado percentual de acesso nas instituições de ensino reforça a importância do programa mantido pelas prestadoras e a necessidade de se criar soluções completas com TICs para o melhor aproveitamento da banda larga.
Ainda de acordo com a pesquisa, 40% acessam a internet em casa, 35% na lanhouse e 18% no celular. Do total de entrevistados, 82% disseram usar a internet para fazer trabalho escolar. A pesquisa foi feita com 1.580 crianças e adolescentes e com o mesmo número de pais.
As prestadoras de serviços de telecomunicações reiteram, por fim, seu compromisso com a expansão da banda larga no País e seu entendimento de que a infraestrutura de banda larga deve vir acompanhada de medidas que incentivem a adoção de soluções completas com uso de TICs, essenciais na formação de crianças e jovens e na capacitação profissional do professor.
Assessoria de Imprensa Telebrasil
imprensa@telebrasil.org.br
(61) 2105-7455 / (61) 2105-7457
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!