Alunos do curso de direito terão oportunidade de fazer estágio no Núcleo de Atendimento instalado no Fórum Gonçalo Rollemberg
Raimundo Veiga e Angelo Antonio assinam o Convênio |
A Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmaram no último dia 4, Termo de Convênio para implantação de um Núcleo de Atendimento no Fórum Professor Gonçalo Rollemberg Leite, na abrangência da Vara Privativa de Assistência Judiciária, no Bairro Rosa Elze, município de São Cristóvão.
O convênio oferece aos alunos do 5º período do curso de Direito, matriculados na disciplina Teoria Geral do Processo, oportunidade de estágio para desenvolver a prática forense como atividade complementar, através da orientação jurídica dos defensores públicos.
O defensor público geral, Raimundo Veiga, destacou a importância do convênio na transformação dos estudantes. “A Defensoria Pública irá colaborar com o desenvolvimento dos estudantes, que serão futuros profissionais do Direito. Com convênio, os alunos vivenciarão na prática o que aprendem em sala de aula”, disse.
O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, agradeceu a participação da Defensoria Pública e afirmou que os defensores públicos serão colaboradores. “Os defensores terão o papel de ensinar, uma tarefa que nos orgulha muito. Estamos vivenciando um momento importante que é o diálogo com a sociedade, que clama e precisa do apoio de todos nós, pois o nosso papel de formação não é somente na sala de aula. É preciso que a gente perceba a importância desse papel, resgatar o valor da essência, ter uma percepção clara de que devemos construir uma sociedade melhor e que possa servir para todos”, declarou.
A corregedora geral, Isabelle Peixoto, lembrou que o número restrito de defensores públicos em Sergipe é uma realidade, o que prejudica o sergipano carente de recursos. “A instalação de Centrais de Atendimento é necessária para otimizar e aumentar o atendimento à população. Esse convênio reduz a problemática da demanda reprimida no local, onde o agendamento era feito por um período de cinco a seis meses. Com a implementação, as pessoas serão atendidas no mesmo dia, passando por orientação e posteriormente terão ajuizadas suas ações”, ressaltou.
“É um grande avanço na garantia do direito constitucional do acesso à justiça. Estamos todos satisfeitos com a parceria que só beneficiará a comunidade local”, completou Isabelle.
A solenidade de assinatura do Convênio, realizada na Sala do Conselho da Reitoria da UFS, contou com a presença da corregedora Isabelle Silva Peixoto; do defensor público geral, Raimundo Veiga; do subdefensor, Jesus Jairo Lacerda; do desembargador, Osório Araújo Ramos; da juíza e diretora do Fórum, Hercília Maria Fonseca Lima; do secretário geral da DPE, Almo Britto; do professor, José Anderson Nascimento; dos defensores públicos Eduardo Cação, Luiz Carlos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!