FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 2 de junho de 2009

Gazeta Mercantil deixa de circular em pleno "Dia da Imprensa"

No dia 1º de Junho, "Dia da Imprensa", não houve comemoração por parte do jornal Gazeta Mercantil. Com quase 90 anos, o jornal deixou de circular ontem (01/06). Permanecem no prédio da Vila Olímpia apenas cerca de 15 jornalistas da Editora Peixes. Os trabalhadores da Gazeta (jornalistas, gráficos e administrativos) aceitaram na sexta-feira (29/5) a proposta de férias coletivas feita pela empresa, apesar de a medida não ter amparo legal (o Ministério do Trabalho teria de ser avisado com um mínimo de 15 dias de antecedência, com cópia para o Sindicato dos Jornalistas).
Segundo informa a entidade sindical, no comunicado de férias coletivas teria de constar ainda quais setores da empresa entrariam em férias e em que período. Além disso, os jornalistas teriam de ser pagos com no mínimo dois dias de antecedência e com abono de 1/3 do salário. Outra irregularidade: os PJs assinaram um texto suspendendo o trabalho na empresa, quando deveria ser o contrário, a empresa encerrando o trabalho com os funcionários.
Persistem os problemas de falta de pagamento do mês de maio, férias e FGTS. O Sindicato, que já havia entrado com ação no Ministério Público do Trabalho por outras irregularidades da Gazeta, vai procurar incluir mais estas no processo.
O certo é que os jornalistas da Gazeta (e da Editora Peixes, que também faz parte da CBM), vinham trabalhando em meio ao caos, com seguidas quebras de acordos, atrasos constantes de salários (e até de fornecedores de energia elétrica e da gráfica terceirizada) e agora encerram suas atividades, sem perspectivas e sem qualquer garantia que seus direitos serão efetivamente pagos.
Fonte: O Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!