O presidente da Comissão da Reforma Política na Câmara dos Deputados, deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), cumpriu mais uma etapa no processo de mobilização nacional, na manha desta terça-feira, 19/04, visitando a Assembléia Legislativa de Sergipe, quando foi recepcionado por um grupo de parlamentares liderado pela presidende da Casa, Angélica Guimarães (PSC/SE).
Além da presidente, estiveram presentes a primeira secretária da Mesa Diretora da Alese, deputada Conceição Vieira (PT/SE), e deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB). "Estou à disposição da Assembléia Legislativa para os esclarecimentos que forem necessários", informou Lima. A presidente da Assembléia se comprometeu a promover uma reunião interna com os deputados estaduais para ouvir suas propostas individualmente e, em seguida, agendar uma data para que Almeida Lima compareça para um debate no plenário da Alese sobre a proposta de Reforma Política em tramitação na Câmara dos Deputados. O debate sobre a Reforma Política no plenário da Alese atende a um requerimento de autoria do deputado estadual João Daniel (PT/SE).
"A Câmara dos Deputados já entendeu que precisa do respaldo popular para atingir o coeficiente de 2/3 do Congresso Nacional para garantir a aprovação da Reforma Política. Nosso entendimento é de que não poderemos ficar a reboque da vontade da sociedade nestas questões porque o tema é de interesse de todos", justificou.
Almeida Lima propõe que a classe política sergipana, composta por vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e o governador do Estado, além dos dirigentes partidários, preparem propostas e contribuições a serem apresentadas e debatidas com a comissão da Câmara dos Deputados, durante a Conferência da Reforma Política, que será realizada no dia 13 de maio em Aracaju.
O presidente da Comissão também defende a realização de um plebiscito para decidir os principais temas da reforma política, como financiamento de campanhas eleitorais; manutenção da reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República; o sistema político eleitoral no Brasil.
"O partido político se fortalece pelo conteúdo programático, defendendo idéias e bandeiras de interesse da sociedade. Na democracia, o mais importante é o fortalecimento do eleitor porque todo poder emana do povo e em seu nome é exercido", disse Almeida, em defesa da realização dom plebiscito para que a população decida sobre o gênero no sistema político brasileiro entre: proporcional e majoritário. (Da Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!