Pesquisa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) revela que cerca de 24 mil meninos e meninas vivem nas ruas de 75 grandes cidades brasileiras e são privadas de direitos fundamentais. O estudo aponta ainda que um dos principais fatores do problema é a falta de políticas públicas voltadas para esse público.
Com o intuito de alertar a sociedade e o poder público sobre a gravidade do problema, será realizado hoje, 20, em 21 estados brasileiros, uma mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. Em Sergipe, a mobilização será marcada por uma caminhada pelas ruas do centro de Aracaju, que terá início às 15, culminando com o abraço simbólico nos mercados centrais. A mobilização é organizada pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe, com apoio do Instituto Recriando e da Frente Parlamentar pela Infância.
Perfil – A pesquisa realizada pelo CONANDA também mostra que 59,1% das crianças em situação de rua dormem na casa dos pais ou parentes, mas passam o dia nas ruas exercendo atividades de vendedores, engraxates e flanelinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!