FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Emdagro de Neópolis promove intercâmbio com agricultores da região

O escritório local da Emdagro em Neópolis, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), promoveu no último dia 24, no município de Umbaúba, um intercâmbio entre 40 agricultores familiares de 5 assentamentos do município de Neópolis e comunidades rurais de São Francisco, Japaratuba e Pacatuba.


O evento ocorreu no Centro de Tecnologias de Produção de Mandioca e Derivados e teve como objetivo mostrar as experiências com a produção de farinha de boa qualidade e do aproveitamento total da mandioca com a produção de vários derivados, como bolos, beiju diversos, sucos, farinhas enriquecidas entre outros. Na oportunidade, os agricultores puderam conhecer ainda a extração eficiente da goma da raiz, de forma a otimizar o tempo despendido, como menor trabalho e melhor qualidade.

O grupo composto por produtores rurais dos assentamentos Sol Nascente, Bambambira, Nossa Senhora do Carmo e Caraíbas em Neópolis, e de comunidade dos municípios de Santa do São Francisco, Japaratuba e Pacatuba, foram recepcionados pelo secretário de agricultura de Umbaúba, Edgar Cerqueira e pelo presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Umbaúba, Hugo Cesar Rodrigues, acompanhados do secretário de agricultura de Santana do São Francisco, Adailton Tavares e da articuladora do Incra, Liam Amorim.

Para a articuladora da rede Agroindústria da Emdagro, Izildinha Dantas, que acompanhou o projeto do Centro desde seu início, as especificações técnicas para a boa prática de produção. “Procuramos mostrar aos visitantes as Boas Práticas de Fabricação - BPF, onde as iniciativas que foram adotadas para segurança do trabalhador e as instalações e equipamentos, alguns deles criados pelo consultor Milton Melo que aumentaram a eficiência, resultam na qualidade dos produtos”, frisou.

“Promovemos este intercâmbio, juntamente com o Incra, por entendermos que a cadeia produtiva da mandioca é muito importante para a população do Baixo São Francisco e que a agregação de valor pela produção de derivados pode contribuir muito para a melhoria de renda do agricultor familiar da região, principalmente nos municípios de baixo IDH. Santana do São Francisco vai ter uma casa de farinha, financiada pelo INCRA e será acompanhada pela Emdagro”, completou o Chefe da Unidade Local da Emdagro de Neópolis, Heriberto Pinheiro Vieira. (Por Carlos Mariz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!