Na manhã desta segunda-feira (29), o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) participou da audiência pública sobre o piso salarial nacional e plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. A categoria reivindica também melhores condições de trabalho, insalubridade, qualificação profissional e carga horária.
“É preciso investir em saúde como forma de reduzir as despesas nas unidades de saúde. Não podemos esquecer de valorizar esses profissionais que são de extrema importância para a sociedade brasileira. Eu defendo que cada categoria tenha seu piso salarial”, disse Mendonça Prado.
O democrata sergipano é membro titular da Comissão Especial do Projeto de Lei nº 7.495/2006, que regulamenta as atividades dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias, define o piso nacional da categoria e que cria 5.365 empregos públicos de Agentes, no âmbito do Quadro Suplementar de Combate às Endemias da FUNASA.
"A mobilização é essencial para que a classe consiga alcançar as reivindicações e seus os direitos constitucionais. Só se consegue as coisas lutando, cobrando e pressionando os gestores e os parlamentares. Estou nessa luta com a categoria desde o princípio", acrescentou Prado.
A reunião aconteceu no Plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe e contou com a presença de deputados estaduais, federais, vereadores e representantes da categoria dos municípios sergipanos, a exemplo de Japaratuba, Canhoba, Japoatã, Cedro de São João, Muribeca, Telha e Aracaju.
“Recebemos salários indignos e há três anos estamos sem fardamentos. É preciso dignificar a profissão com um plano de carreira e um piso salarial justo”, afirmou Helenildes Gomes, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Aracaju.
Na oportunidade, o deputado maranhense Domingos Dutra (PT) - que também esteve presente - parabenizou Mendonça Prado pelo trabalho realizado no Congresso Nacional.
"Parabenizo o sergipano Mendonça Prado pelo trabalho extraordinário que tem desempenhado a frente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e também pela sua luta constante em defesa da valorização dos trabalhadores da saúde", finalizou Dutra, membro e relator da Comissão Especial do Projeto de Lei na Câmara. (Da Assessoria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!