Almeida Lima defende consulta popular sobre a reforma políticaO deputado federal Almeida Lima (PPS-SE) defendeu, nesta terça-feira, a realização de consulta popular para a reforma política. Ele propôs que alguns pontos da proposta, como financiamento público de campanha e sistema eleitoral, devam ser definidos por meio de plebiscito.
Segundo o parlamentar, esses dois temas são um dos nós da proposta reformista, em que, apesar das negociações, até agora não há consenso . “O respaldo da sociedade (a consulta popular) faria a reforma avançar, facilitaria a aprovação aqui na Casa”, argumentou Almeida Lima, que preside a comissão especial formada na Câmara para tratar do tema. A previsão é que a comissão vote o parecer no dia 5 de outubro.
Fazendo questão de ressaltar que essa ideia não representa a opinião do PPS, Almeida Lima disse que, com a consulta à sociedade, o Congresso Nacional regulamentaria os pontos referendados pelos eleitores no plebiscito.
O deputado disse ainda temer que esta nova tentativa de mudança do sistema político-eleitoral brasileiro, mais uma vez, seja abortada pela falta de convergência no relatório, apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS). “Como nas vezes anteriores, temo que não consigamos formar maioria para deliberar sobre alguns itens. E acho difícil conseguirmos agora”, reafirmou. (Da Assessoria PPS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!