Os interesses da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram ampliados durante audiência, em Brasília, com o secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim. Solicitada pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a reunião contou com a presença do reitor da UFS, Ângelo Antoniolli. “Queremos uma universidade pública mais inclusiva e mais forte, no que diz respeito a sua penetração social”, disse Amorim ao solicitar empenho para a expansão, ampliação de novos cursos e a infraestrutura necessária.
Para o secretário Executivo, a consolidação do processo de expansão da UFS ocorre devido aos avanços alcançados pela instituição nos últimos anos. “Temos conhecimento dos problemas em Sergipe, como de espaços, salas de aula e uma série de outras questões. Se houver o projeto executivo pronto, o MEC garantirá os recursos consolidando o processo de expansão”, disse Paim.
“Tivemos uma reunião recente com o senador Eduardo Amorim, que se colocou a disposição da Universidade, nesse novo momento de consolidação. É um desejo da sociedade sergipana o crescimento. Quando queremos consolidar os nossos campus, queremos dar condições aos nossos professores, para que executem bem a sua maestria e proporcionem aos nossos alunos um aprendizado com dignidade”, explicou o reitor Antoniolli.
Segundo o reitor o projeto de expansão, tão solicitado nas principais regiões do estado, será construído por muitas mãos. “A Universidade não pode ficar alheia. Quando falamos do campus de Itabaiana, por exemplo, estamos nos referindo a uma região composta por 14 cidades e milhares de estudantes. Esse é um tema estruturante para o avanço do ensino superior sergipano”, disse Antoniolli.
“Sergipe poderá ter esse problema resolvido e proporcionar em proporcionar o ensino superior nas regiões de acordo com a vocação de cada localidade. A região de Itabaiana tem a sua vocação, Nossa Senhora da Glória tem outra, assim como Estância, Propriá e Nossa Senhora do Socorro. Temos que oferecer oportunidades iguais para nossos jovens”, disse Amorim.
Ainda na audiência, o senador lembrou a necessidade da construção de um novo prédio para o campus de Itabaiana, que atualmente funciona no CAIC, com uma estrutura considerada limitada. O parlamentar solicitou, ainda, a disponibilização dos cursos de Direito e Música, uma reivindicação dos itabaianenses. “Esses novos cursos precisam ser debatidos com as comunidades itabaianense e universitária, com os professores, com os alunos, para que essa expansão, esses cursos sejam parte de uma integração”, completou o senador.
A construção do novo prédio do campus da UFS, em Itabaiana, está orçada em R$ 16 milhões. O senador levará o pleito aos parlamentares sergipanos para que a região e o ensino superior sejam fortalecidos. Na audiência, fizeram-se presentes além do senador Eduardo Amorim, os deputados federais André Moura (PSC-SE), Laércio Oliveira (PR-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!