Em Reunião Extraordinária, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Sergipe empossou na tarde de segunda-feira, 8, no Auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, o novo Defensor Público Geral, Jesus Jairo Almeida de Lacerda, para o biênio 2014/2016.
Ao se despedir do cargo de defensor público geral, o qual ocupou por quatro anos e sete meses, o defensor público Raimundo Veiga proferiu um discurso de agradecimento. “É chegada a hora de despedir-me do cargo de defensor público geral que aqui cheguei em fevereiro de 2010, cargo em que a escolha dos colegas precedeu a investidura pelo governador Marcelo Déda em cuja memória demoro-me a exaltá-lo pelo interesse em que manifestou em dotar a Defensoria de meios suficientes para o desempenho do meu trabalho. Agradeço a Jesus Jairo e honro sua dignidade e altivez na tarefa que doravante exercerá”, mencionou.
Raimundo Veiga destacou o trabalho de Jesus Jairo no cargo de subdefensor geral. “Com honra e alegria vejo-me substituído pelo colega cujas virtudes e denodado trabalho é por todos nós reconhecido. Sempre esteve solidário como subdefensor geral nas tarefas a que nos propúnhamos a realizar, sua presença serena, sua palavra de incentivo tornando o meu fardo mais leve. Fomos companheiros de todos os dias, procuramos todos nós agirmos com hombridade, empenhando o melhor dos nossos esforços em prol daqueles que necessitados buscando na Defensoria que a justiça os amparasse”, enfatizou. “O trabalho dos funcionários e dos estagiários tornou o nosso mais leve. Não digo adeus, apenas um até logo”, concluiu.
Em seu discurso de posse, Jesus Jairo lembrou a experiência que adquiriu no cargo de subdefensor geral e agradeceu o voto de confiança. “A posse leva em consideração o sentido de capacitação, aptidão, enfim, alcance de lutar pela nossa instituição. Após um período na subdefensoria sinto-me capacitado para administrar essa Casa que é do povo e para mais este desafio em minha vida. Essa minha preparação também me deu experiência suficiente para ver que ninguém chega ao cargo de administrador maior sem a colaboração dos bons amigos, daqueles que deram um voto de confiança de todos os atos que pratiquei dentro da Defensoria”.
Para o novo defensor geral, administrar é viver com razoabilidade e equilíbrio emocional. “Devemos superar desafios e minha missão na Defensoria Geral será esta. Vamos buscar o maior de todos, que é dar a máxima efetividade ao artigo 134 da Constituição Federal e a instituição que hoje é permanente instrumento do regime democrático de direito e que promove os direitos humanos aos mais necessitados”, disse.
De acordo com o empossado, Defensoria forte é direito sendo reconhecido. “Nós como defensores públicos não contemplamos a justiça pelo lado de fora, mas pelo lado de dentro. Sabemos e sentimos no nosso dia a dia o que é justiça e o quanto a população carente sofre, precisa de nós para não ser humilhada e rechaçada. Estamos evoluindo, crescendo e desenvolvendo em um processo de ascensão e não pode e não deve parar. A balança da justiça não pode ficar em desequilíbrio”, pontuou Jesus Jairo.
O defensor público, Eduardo Cação, enalteceu o trabalho do colega. “Jesus Jairo já demonstrou no exercício da subdefensoria que tem plenas condições de aprimorar o trabalho que já vem sendo feito com a ampliação de orçamento, número de defensores públicos e ampliação da instituição de um modo geral, tornando-a cada vez mais soberana e concreta na sociedade sergipana”, destacou.
Eduardo Cação lembrou o trabalho desenvolvido por Raimundo Veiga. “Na gestão de Dr. Veiga pude observar no início dos dois mandatos que houve uma reformulação quase completa da instituição. Tenho convicção de que será aprimorada ainda mais com Jesus Jairo, até por ser uma continuidade de trabalho e uma linha de pensamento uniforme”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpese), Sérgio Barreto Morais, falou dos avanços da Defensoria e depositou esperança na atual gestão. “A Adpese reconhece todos os avanços que a Defensoria logrou ma gestão de Dr Veiga, que representou um marco de probidade e de bom gerenciamento. Não houve um momento sequer que a Associação tenha batido na porta da Defensoria Geral e que Dr. Veiga tenha se negado a ajudar em algum evento. É a marca do espírito público, do devotamento e a entrega que ele teve ao longo da vida por esta instituição. Dr. Veiga sai com a sensação do dever cumprido de ter deixado o que há de melhor na sua formação na instituição”, enfatizou.
Quanto à nova gestão, Sérgio Barreto afirma que vê com muita esperança. “Jesus Jairo é forjado nas lutas e dotado de espírito público. A Adpese vai cobrar muito dele, mas tenho certeza que será correspondida. Teremos grandes desafios a enfrentar, já avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais para mostrar ao sistema de justiça que a Defensoria veio para ficar e que há uma necessidade premente de estar no mesmo patamar de outros órgãos do sistema de justiça”, frisou.
O secretário geral, Almo Britto, lembrou que a administração de Raimundo Veiga foi para todos. “Dr. Veiga não trabalhou sozinho, teve ao lado Dr. Jesus Jairo que, ao longo de quatro anos, mostrou inteligência, capacidade, honradez. Ele foi um parceiro cinequanon no governo de Veiga”, apontou.
Quanto às perspectivas com relação à administração de Jesus Jairo, o secretário geral é enfático: “As perspectivas são enormes, mas hoje ele terá uma facilidade maior porque encontrou a Defensoria 90% estruturada. Agora é manter a estrutura, galgar melhores avanços e conseguir o que mais almejamos, que é a nossa igualdade às demais instituições da justiça. Ele terá uma gama de possibilidade bem mais fácil do que Dr. Veiga encontrou no início, é capaz, tem um bom senso de posicionamento administrativo e a Defensoria só tem a avançar”, disse.
No final do ato os defensores públicos, servidores e estagiários cumprimentaram o empossado. A data da posse solene será anunciada nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!