Rogério Carvalho e Márcio Garzez |
O deputado federal e presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, em visita a exposição Lambe Sujo e Caboclinhos, do fotógrafo sergipano Marcio Garcez, na Câmara dos Deputados em Brasília, destacou a importância do Dia da Consciência Negra no país e em Sergipe.
Segundo Rogério, grande parte das manifestações culturais de Sergipe como a musicalidade local, os grupos folclóricos e os folguedos retratados na exposição, são herança dos escravos que imprimiram no Estado uma identidade rica e única.
“Precisamos pensar que o dia da consciência negra vai muito além das festividades, das manifestações culturais, do assistencialismo oportunista que durante anos, antes dos governos Lula e Dilma, existiu. É preciso combater o preconceito velado, a hipocrisia e principalmente a desigualdade entre negros e brancos, que ainda é uma realidade no Brasil e no mudo. Não devemos aproveitar a ocasião como uma forma de alimentar a segregação, mas como uma consciência da necessidade de igualar todos os direitos”, destacou.
Como exemplo, o parlamentar citou que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Sergipe tem 32.548 mil pessoas da cor preta, com carteira de trabalho assinada – quantidade ainda tacanha, se comparado aos 82.339 brancos com emprego registrado. “Precisamos unir forças para mudar essa realidade. Pus e ponho meu mandato à disposição dos movimentos sociais e tenho, enquanto presidente do PT, mantido diálogo com o setorial da Igualdade Racial para viabilizarmos projetos de lei e emendas que possam contribuir para que a situação entre negros e brancos seja equiparada”, afirmou.
Por Pedro Carregosa
Por Pedro Carregosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!