FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 10 de maio de 2011

Programa Bem Receber é lançado em Aracaju

Foi lançada na tarde de segunda-feira (09), na capital sergipana, a Aula Inaugural da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem - Bem Receber Copa, programa de qualificação profissional de padrão internacional para profissionais de turismo, que tem como slogan “O sucesso do Brasil na Copa está em nossas mãos”.  Além de Aracaju, também sediaram o lançamento nesse mesmo dia mais duas cidades: São Paulo e Fortaleza.

O programa é desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH), Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e Ministério do Turismo e visa qualificar em todo o país 306 mil profissionais da área que terão contato direito com os turistas durante o Mundial de 2014. Trata-se de um dos mais abrangentes programas de qualificação do País, que atenderá aos 75 destinos indutores definidos pelo Programa de Regionalização Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo.
Segundo a coordenadora da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem em Sergipe, Léa Duarte, o alvo são os trabalhadores da chamada “linha de frente”, ou seja, aqueles que têm contato direto com o hóspede. “Neste ano estamos com cinco cursos de governanta, recepcionista, capitão porteiro, camareira e média gerência. O curso dura cinco meses”, ressalta Duarte. “Em Aracaju tínhamos no início 300 vagas, mas com a procura foi ampliado para 547 inscritos, o que superou nossas expectativas. Além de gratuito, o curso é fácil porque trata-se de um programa de inclusão digital onde o aluno desenvolve todas as atividades em ambiente virtual”, acrescenta.
As aulas são ministradas nas sedes das entidades do setor, que precisam ter salas dotadas de computadores e demais infraestrutura, mas o curso pode ser adaptado para diferentes horários e condições materiais, dependendo das características de cada região do país.
Todos os programas são desenvolvidos com a participação de especialistas da Fundação Getúlio Vargas. Entre os conteúdos futuros, previstos no Bem Receber estão itens, como Imagem positiva do Brasil, Turismo com atividade econômica, Diversidade cultural das nações que participarão da Copa, além de conceitos sobre ética e cidadania. “Por meio da qualificação, os profissionais do setor turístico vão aprender técnicas de segurança dos alimentos, atendimento ao cliente e conceitos básicos de inglês ou espanhol para a recepção em bares e restaurantes. Estão previstos ainda noções de ética e cidadania, aspectos históricos do Estado e outras informações relevantes”, informa Léa Duarte.
Para o presidente da Funcaju Waldoíson Leite, a qualificação de profissionais é um importante passo para que Aracaju seja uma sub-sede da Copa do Mundo. “A prestação de serviço é um dos principais fatores do turismo. O turista que chega a uma cidade e é bem atendido, com certeza irá retornar ou indicar para amigos. Com o trabalho em conjunto das entidades do turismo, os governos Estadual e Municipal, através da Emsetur e Funcaju, vamos ter uma rede de atendimento mais qualificada e conseguir ser uma sub-sede da Copa”, ressalta.
Atualmente, o setor de turismo no Brasil emprega 7,2 milhões de pessoas. Estima-se que 870 mil atenderão aos turistas durante a Copa que tem público estimado em 600 mil visitantes. “O prazo para qualificação desses profissionais é até 31 de dezembro de 2012, pois em 2013 teremos a Copa das Confederações que costuma servir de teste para o Mundial”, explica a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe ABIH-SE, Kátia Pimentel.
Em Aracaju, a cerimônia de abertura aconteceu no Hotel Parque dos Coqueiros e contou com uma platéia formada por representantes de entidades de classes do setor do turismo, autoridades públicas e estudantes da área que puderam conferir, além da exibição de um vídeo, os primeiros resultados do programa já em andamento em outras capitais. Nessa primeira fase, o curso segue até essa quarta-feira (11), em dois horários: 15h e 19h. (Osanilde Oliveira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!