Câncer infantojuvenil: o diagnóstico precoce é o grande aliado para salvar vidas Um dos grandes desafios para a detecção precoce do câncer infantojuvenil ainda é o reconhecimento dos sinais e sintomas da doença. Em Sergipe, esta realidade não é diferente. Ao longo de 24 anos, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Avosos, tem percebido o quanto é importante a descoberta da patologia no estágio inicial e desenvolve o projeto “Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil”.
A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais de saúde quanto aos os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com o intuito de diminuir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico da doença. Sabe-se que com a descoberta em estágio inicial, há o aumento nas chances de cura do paciente além da diminuição do número de sequelas e elevação da qualidade de vida.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados, sendo que a maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Desde o ano passado, com a implantação do Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica (SOHEP), a Avosos também tem sido referência para o encaminhamento de crianças e adolescentes sob suspeita disponibilizando, gratuitamente, consultas e exames e tratamento para os casos confirmados da doença.
Segundo a oncohematologista e uma das responsáveis pelo SOHEP, Daniella Amorim, um dos diferenciais da instituição é que o paciente não precisa esperar por um atendimento e nem por uma longa fila para realização dos exames. “Sabemos da necessidade e oferecemos todo o suporte para a realização do diagnóstico em tempo hábil e já iniciarmos o tratamento”, declarou a médica. Em um ano de atendimento, já foram atendidas 141 crianças sob suspeita sendo oito casos confirmados com a doença.
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil - Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro, profissionais e voluntários da Avosos visitarão Unidades Básicas de Saúde de Aracaju levando esclarecimentos sobre os sinais e sintomas para a população, através de material informativo, além de realizar capacitação para os profissionais da Unidade de Saúde da Família Amélia Leite, a partir das 14 horas, no auditório da instituição. A data foi instituída com o intuito de estimular medidas educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil.
A Avosos fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55. Bairro Suissa.
Outras informações pelo telefone 3212 4731.
Da Ascom Avosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui!