FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 5 de julho de 2011

Almeida Lima defende criação de novos estados e desconcentração de renda da União

O parlamentar discursou nesta terça-feira no Plenário da Câmara dos Deputados em sessão solene pelos 191 Anos de Sergipe

O deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE) defendeu nesta terça-feira, 5, a criação de novos estados da federação como forma de promover o desenvolvimento econômico e sócio-cultural de regiões que considerou esquecidas e distantes dos centros de poder em seus estados. O parlamentar também criticou a concentração de receitas na União, o que retira a autonomia financeira dos estados e inviabiliza o seu desenvolvimento. As declarações foram feitas durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados em Sessão Solene que comemorou os 191 anos de emancipação política de Sergipe.

Almeida Lima destacou a oportunidade de celebrar os 191 anos de emancipação de Sergipe que serão comemorados no próximo dia 8 de julho, e recordou o dia 8 de julho de 1820 como uma data não apenas histórica e simbólica para Sergipe, mas de real valor para todos os sergipanos. O deputado lembrou que Dom João VI, num ato histórico, antes mesmo da independência do Brasil, emancipou o Estado de Sergipe. “Hoje nós sergipanos não seríamos os mesmos. Caso ainda estivéssemos com o nosso torrão integrado ao estado da Bahia, não seríamos um pólo de desenvolvimento econômico, nem uma referência sócio-cultural, como ainda hoje não são outras regiões da Bahia”, disse Almeida Lima.

O deputado fez uma dura crítica à elite dirigente do país, que classificou como perversa. Segundo Almeida Lima, nem mesmo os bons exemplos são copiados, como a divisão dos Estados Unidos da América, que possui uma extensão territorial idêntica à brasileira, e é dividido em 50 estados. O Brasil tem 26 estados mais o Distrito Federal. “Isso quando poderíamos estabelecer a presença do estado em todos os rincões que pudessem se constituir em pólo de desenvolvimento econômico e social, com marca cultural, a exemplo do que aconteceu com o estado de Sergipe. Não entendo a elite e a imprensa que só fazem críticas a esta proposta”, criticou o parlamentar. 

Num segundo momento, Almeida Lima fez uma reflexão sobre a necessidade de que todos os estados da federação conquistem a sua autonomia verdadeira. Para ele, os estados não têm autonomia diante da União. Almeida Lima afirmou que os estados não têm competência nem para legislar, nem mesmo para realizar os investimentos diante da concentração de rendas, de receitas no Governo da União. “Este, portanto, é o grande passo que a federação brasileira precisa dar para conquistar, de fato, a sua autonomia. O direito de dizer como deseja ser governado. finalizou o deputado. (Da Assessoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!