FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Brasil comemora dia Mundial da Internet com aumento no número de internautas


Brasília, 21 – O Brasil tem vários motivos para comemorar o Dia Mundial da Internet, celebrado no último dia 17. O mais importante deles é o anúncio feito pelo IBGE sobre o aumento significativo no número de internautas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), o número de brasileiros com acesso à internet mais que dobrou de 2005 a 2011.


Nesses seis anos, o universo de internautas cresceu 143%, chegando a 77,7 milhões de pessoas em 2011. No mesmo período, a população brasileira cresceu 9,7%. A pesquisa considera os brasileiros de 10 anos ou mais de idade.

Um dos dados mais importantes da pesquisa, que revela o processo de expansão dos serviços em todas as camadas da população, foi o impressionante aumento do número de internautas entre as classes de menor renda, em que houve o maior índice de crescimento. 

Os resultados mostram que o percentual de internautas no grupo sem rendimento e com até um quarto de salário mínimo subiu de 3,8% para 21,4%. Já entre os brasileiros com mais de um quarto até metade do salário mínimo, o número de internautas subiu de 15,8% para 39,5% e no grupo com renda de meio a um salário mínimo passou de 7,8% para 30%. A pesquisa revela também um aumento de 10% para 35% no número dos brasileiros que acessam a internet nas regiões Norte e Nordeste. 

O levantamento revelou ainda que os jovens acessam mais a internet. Os internautas representam 74% entre os brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos e 71,8% no grupo de 18 ou 19 anos de idade. 

Outro dado importante da pesquisa é o crescimento no número de internautas com menor escolaridade. O contingente de pessoas que acessam a internet subiu de 2,5% para 11,8% no grupo com menos de quatro anos de estudo ou sem instrução. Entre os de maior escolaridade, com mais de 15 anos de estudo, o percentual de internautas subiu de 76,1% para 90,2%.

A pesquisa não considera os acessos à internet por smartphones e tablets. A banda larga móvel tem se apresentado como um dos principais veículos de inclusão social, sendo responsável por 75,5 milhões de um total de 96,5 milhões de acessos em banda larga, registrados março deste ano.

Esse resultado da pesquisa mostra o esforço das prestadoras em ampliar suas redes, expandir a cobertura e aumentar o acesso de mais brasileiros à moderna sociedade do conhecimento. A discussão sobre os obstáculos e os meios para se garantir essa expansão faz parte dos temas que serão debatidos no 57º Painel Telebrasil, que começa hoje em Brasília.

Assessoria de Imprensa Telebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!