FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sábado, 23 de maio de 2009

Déda anuncia entre terça e quarta reajuste dos servidores

O governador Marcelo Déda (PT) disse ontem, 22, que anunciará entre terça e quarta-feira os percentuais de reajuste dos salários dos servidores. Antes de viajar a Brasília, onde passou boa parte da semana, ele recebeu a projeção de 3,5% feita pelo secretário da Fazenda, João Andrade. Algumas categorias podem ser beneficiadas com índices maiores do que o que será anunciado para a maioria dos servidores. É provável que os agentes penitenciários e os defensores públicos sejam os mais beneficiados, por terem defasagem salarial maior. Fonte: NE Notícias.

Governador peca ao deixar policiais requisitados

O governador Marcelo Déda não teve a coragem de acabar com a prática de colocar à disposição de órgãos públicos e outros segmentos policiais militares. São muitos, mas muitos mesmo, que poderiam trabalhar no policiamento ostensivo nas ruas. Tem PM que só colocou a farda quando fez o curso para ingressar. De lá para cá vive requisitado. E o pior: a maioria está insatisfeita com o governo. Cadê a coragem governador? Blog: Cláudio Nunes.

Tumulto durante sessão na Câmara de Canindé

A população do município de Canindé do São Francisco se revoltou em frente à Câmara de Vereadores durante a votação de um projeto que beneficia os servidores públicos. Tudo porque seis vereadores votaram contra o projeto e apenas dois foram favoráveis. Centenas de funcionários públicos, que assistiam a votação, ficaram indignados com a atuação dos vereadores e começaram a vaiar e falar palavras de ordem. Envergonhados e temendo represálias do povo, os parlamentares se trancaram na sala de reunião, tendo que aguardar cerca de vinte minutos para se retirarem do local.
Fontes: blog Programa Tribuna Livre Canindé

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Lei da mordaça reina em Canindé

Além do município de Canindé do São Francisco ser considerado, pela maioria da população, "uma terra sem Lei", onde quem reina é o dinheiro e crimes sem punição (lembramos do caso Radialista Cazuza, que perdeu a vida porque não se calou diante das atrocidades cometidas por certos políticos que reinavam em Canindé), agora, após tantos anos, revivenciamos um fato histórico: A lei da mordaça, ou seja, nenhum profissional de imprensa pode desempenhar seu trabalho sem ser ameaçado ou terem seus direitos usurpados. Recentemente, um comunicador respeitado, pai de família e grande profissional, foi vítima desse pesadelo. Durante a inauguração da Rota do Sertão, o jornalista e radialista foi ameaçado diante de várias testemunhas, inclusive colegas de imprensa, além do prefeito de Canindé, que ao presenciar essa bárbarie, interviu para que os "valentões" não agredisse o jornalista e, assim, evitasse uma tragédia. Isso tudo por causa de um comentário que um leitor fez em seu blog numa determinada matéria, onde revelava a bancada independente de Canindé do São Francisco. Infelizmente, a lei da mordaça ainda reina em Sergipe!"

terça-feira, 19 de maio de 2009

1º Encontro Estadual de Jornais Alternativos de Sergipe

A Agência Alcance Comunicação e Marketing realizará no dia 12 de Junho o I Encontro Estadual de Jornais Alternativos de Sergipe. O objetivo desse evento é fortalecer os Jornais alternativos e destacar a importância dos periódicos no cenário regional sergipano que, na sua maioria tem distribuição gratuita com importantes ferramentas de informações em diversos setores da sociedade. As propostas discutidas durante o evento serão levadas aos deputados estaduais para serem apreciadas na Assembléia Legislativa de Sergipe. Seguindo o exemplo do Deputado Federal Otávio Leite, da bancada fluminense, que apresentou um projeto de Lei determinando que 10% (dez por cento) da verba destinada aos órgãos municipais, estaduais e federais para publicação de editais de licitação e campanhas de utilidades publicas, sejam reservadas à imprensa alternativa - jornais de bairros, estaduais, regionais e segmentados. O Projeto de Lei 4961/09 inova ao contemplar os pequenos jornais que têm dificuldades em arrecadar anúncios, embora tenham normalmente um público cativo, já que abordam, em geral, assuntos de interesse das comunidades em que atuam. Mais informações pelo Tel: 9811-1371, 9981.3237 ou pelos e-mails: claudiomidia@yahoo.com.br e deboramatos.jornalista@gmail.com.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

VERGONHA! Leitor denuncia abuso de autoridade de policiais civis

E-mail recebido com a identidade da pessoa preservada, por razões lógicas: “Nesse domingo(ontem), 17, presenciei um policial civil praticar um verdadeiro abuso de autoridade. Por volta das 15h35, eu estava no terminal de ônibus da avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont, aguardando o ônibus quando um veículo Gol de cor grafite e placas IAO 5264, descaracterizado, parou em uma das pistas do terminal. Dele desceram um homem alto usando óculos ray-ban, cabelos compridos com aparência de molhados e camisa azul bem claro(tipo play boy); e um moreno de estatura mediana com uma metralhadora na mão, vestido em uma camisa preta com letras amarelas onde dava para lê Polícia Civil. O policial "grandão" ao sair do carro foi em direção a um deficiente físico e perguntando o quê ele estava olhando e tinha dito. O rapaz que estava sem camisa, respondeu que nada e indagou se era proibido olhar para ele. Insatisfeito com a resposta, o "eficiente policial civil" mandou o rapaz se calar e o algemou. Um dos dois homens que acompanhavam o deficiente se dirigiu ao "competente policial civil" alegando que o amigo dele não era marginal. Mais uma vez revoltado porque alguém teve a ousadia de lhe questionar, o "representante de Deus na terra(o policial)" perguntou se o rapaz queria lhe ensinar a trabalhar. Já com o homem algemado e dentro da viatura, os homens que nós pagamos para nos "proteger" foram embora. Preocupado em apurar mais o fato para não cometer injustiça com os "homens da lei", eu me dirigi aos vigilantes do terminal que presenciaram o momento da abordagem e perguntei se eles viram algum motivo que justificasse a prisão do rapaz deficiente. Eles responderam que não. Espero que o competente assessor de comunicação da SSP, Lucas do Rosário, imprima esta nota e a repasse para a Corregedoria da Polícia Civil para que esse policial pare de sair por aí algemando e prendendo quem olha para ele. Espero que a corregedoria não venha com a desculpa de que não tem como identificar o policial autoritário. A não ser que a SSP não tenha o controle de placas e veículos que os policiais utilizam pagos com os nossos impostos. Aproveito o espaço para solicitar à Coluna que divulgue o e-mail do promotor Djaniro Jonas para que nós possamos enviar para ele denúncias contra maus policiais civis e militares”.
Blog: Cláudio Nunes.

Algo de estranho em Canindé

Durante a inauguração da Rota do Sertão em Canindé, todos os presentes ficaram surpresos com a declaração do prefeito da cidade, Orlando Andrade lançando a candidatura a deputado estadual do petista João Daniel do MST. Primeiro que ele é do PDT, cujo irmão Ulices Andrade é presidente. Será um caso antecipado de infidelidade partidária?Algo estranho no ar de Canindé...
Blog Cláudio Nunes

Secretário Geral da Defensoria Pública diz que órgão é precário

O secretário geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe e defensor público, Edgar Patrocínio, em entrevista ao jornal Correio de Sergipe na edição de nº 2497, disse que a Defensoria precisa andar e crescer para acompanhar as de outros Estados. “A estrutura fornecida ao profissional para o desempenho da função é precária”, confirmou ao complementar que os pleitos que a categoria vem fazendo ao governo do Estado estão sendo atendidos paulatinamente, em termos de estrutura e quantidade de estagiários.

SINDSERVE diz que servidores são perseguidos por Orlandinho

Entre outras reivindicações do SINDSERVE de Canindé do São Francisco, as denúncias de perseguições sofridas por servidores públicos foram destacadas durante o café da manhã. Segundo o sindicato, o Vigilante José Arnóbio foi perseguido e transferido para o interior onde passou pouco mais de um mês trabalhando na Escola da Lagoa do Frio. A Assessoria Jurídica do SINDISERVE-CANINDÉ, através do Dr. Antônio Rodrigo Machado, entrou com um Mandado de Segurança e o Juiz foi favorável ao trabalhador que irá retornar para a Sede do Município. “Isso mostra a eles que existe justiça e agora eu vou voltar de cabeça erguida da onde eu nunca deveria ter saído” desabafou o Vigilante José Arnóbio Rodrigues da Silva.

“O objetivo deste ato público é mostrar para a sociedade canindeense e para Sergipe o que realmente acontece em Canindé, que tem arrecadação mensal média de R$ 5,9 milhões para uma população de 21.813 habitantes e, no entanto, servidores públicos recebem os piores salários do Estado, têm negados seus direitos e vantagens conquistados por Lei, além de sofrerem perseguições”, declarou o Edmilson Balbino Santos Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.

Servidores de Canindé protestam contra falta de compromisso do prefeito

No último dia 15, os servidores públicos do município de Canindé do São Francisco, através do SINDISERVE-CANINDÉ, realizaram ato público em frente ao gabinete do prefeito Orlando Andrade em protesto aos desmandos. O café contou com a solidariedade do povo e o prato principal foi “enroladinho de queijo”, uma alusão ao prefeito Orlandinho, que desde janeiro desse ano , segundo o presidente do Sindserv, vem enrolando os servidores municipais para não pagar direitos e vantagens conquistados em Lei e por não cumprir os compromissos assinados por ele (Prefeito) em Carta-Compromisso. Durante o ato, foram distribuídas cópias da Carta-Compromisso assinada pelo prefeito durante campanha eleitoral.