FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Capela comemora aniversário homenageando filho ilustre

Na próxima sexta-feira, 28, o município de Capela estará comemorando aniversário - 176 anos de Emancipação Política e 121 anos de Elevação à Categoria de Cidade. Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Capela realizará uma exposição em homenagem ao artista plástico Rosalvo Rodrigues, considerado um ícone da pintura e escultura capelense.
Apesar do talento, Rosalvo nunca teve oportunidade de expor seus quadros em Capela, por questões que iam desde ao escasso apoio cultural à sua própria situação financeira, fatos que o faziam destacar sempre que “todo artista é pobre”. Hoje, cinco anos após a sua morte, seu grande sonho, ainda que tardio, se tornará realidade: algumas das suas 800 obras encontrar-se-ão juntas num só espaço para serem apreciadas pelo povo capelense.
Nas telas, Rosalvo Rodrigues optou pelos traços da pintura clássica, retratando cenas do cotidiano, a beleza feminina, flores, paisagens e artes sacras. Ele conseguia uma mistura de cores de rara beleza, uma vez que além das tintas comuns, o artista preparava uma tinta específica cuja fórmula levou consigo. “Será uma homenagem justa, pois há quadros dele espalhados pelo mundo”, ressalta a professora Maria Otilia Cabral.
Segundo o prefeito Manoel Messias Sukita Santos (PSB), a homenagem é resultado de um compromisso pessoal de incentivar e valorizar a cultura capelense. “A exposição é a realização de um sonho daquele que morreu sem conhecer a fama e a glória, mas que fez da arte sua história de vida”, destaca.
A abertura da exposição acontecerá na Biblioteca Municipal, na próxima segunda-feira, 24, a partir das 19 horas, com a apresentação musical de um tenor e de um pianista da Sociedade Filarmônica de Sergipe – SOFISE, oportunidade na qual a capelense Olga Andrade, diretora da entidade, também será homenageada.
Da Assessoria.

Sejuc entrega diplomas a 40 presos do Copemcan

Sejuc faz a entrega nesta quinta-feira, 20, de diplomas a 40 presos do Copemcan, Presídio de São Cristóvão. A formatura contará com 20 alunos formados em Pintura de Obras e 20 formados em Pedreiros de Piso, ambos os cursos ministrados pela Empresa Capacitar. Os cursos tiveram a duração de 60 horas e, com diploma, os detentos passam a ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho após o cumprimento da pena a que estão submetidos. Faz parte do compromisso da Sejuc e do secretário Benedito Figueiredo com a ressocialização dos detentos, que conta também com um amplo programa educacional dentro dos presídios, além de trabalhos com artesanato e ações como o Pintando a Liberdade, e a Carpintaria, numa parceria com o Ministério dos Esportes e a Secretaria de Estado da Educação.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Zona de Expansão: Justiça Federal profere nova decisão para prestar esclarecimentos

Uma nova decisão concedida na ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), que requer soluções para os problemas de esgotamento sanitário e drenagem da Zona de Expansão esclarece os limites a que estão sujeitos a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e o município de Aracaju, na expedição de alvarás de construção e de uso e ocupação do solo naquela área. Na decisão, a juíza da 1ª Vara Federal, Telma Maria Santos, esclarece dúvidas que foram suscitadas pela Emurb e pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) acerca da decisão proferida no dia 01 de julho.
Foi esclarecido à PMA que não poderá ser emitido alvará de construção para uso e ocupação do solo relativo a nenhum novo empreendimento, mesmo que esteja em acordo com a exigências previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.

Mendonça diz que propaganda do PAC é uma mentira

O deputado federal Mendonça Prado (DEM) ocupou a tribuna da Câmara na tarde de ontem para criticar a propaganda do governo federal do Propaganda do Programa de Aceleração do Crescimento, que nada mais é do que versão do governo em relação a Execução Orçamentária da União.

“Recebi no meu gabinete um panfleto do PAC e fiquei surpreso porque para Sergipe tem uma previsão de orçamento de R$ 7,5 bilhões até 2010, mas até a presente data não chegou ao estado de Sergipe R$ 280 milhões. Para alcançarmos a cifra de 7,5 seria preciso que o presidente se reelegesse por mais de 10 mandatos”, observou.

Mendonça denunciou no plenário que as obras que estão sendo executadas estão com o cronograma super atrasado. “O governador de Sergipe, Marcelo Déda, é do PT, mesmo partido do presidente e alega que as obras não estão sendo executadas em função do atraso nos repasses do governo federal. Não existe 10% da execução das obras do bairro Coqueiral e nem 20% das obras do Santa Maria depois de 3 anos de administração”, critica o parlamentar.

Mendonça concluiu seu discurso contestando veementemente a propaganda do PAC. “É como se Sergipe fosse um verdadeiro canteiro de obras. É importante que o Brasil saiba o que está acontecendo no Nordeste”, disse.
Da Assessoria

Espaço Progresso Arthur Reis é inaugurado

Foi inaugurado ontem, 16, o “Espaço Progresso Artur Reis”, uma homenagem ao pai da Democrata Goretti Reis que também foi deputado estadual por quatro vezes e prefeito do município de Lagarto.
No espaço, localizado na Avenida Zacarias Júnior no antigo prédio da Rádio Progresso, a população carente terá acesso a cursos de capacitação e assessoria jurídica. “As pessoas terão a oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, afirmou a Deputada.
O evento contou com a animação do cantor Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha.