FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Volume de água do rio São Francisco caiu 35% em 50 anos, diz estudo

Uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos aponta que o fluxo de água na bacia do rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e deságua no nordeste do Brasil, caiu 35% no último meio século.

O estudo, que será publicado no próximo dia 15 de maio no Journal of Climate, da Sociedade Meteorológica Americana, foi feito por pesquisadores do National Center for Atmospheric Research (NCAR), que fica no Estado americano do Colorado.

Eles analisaram dados coletados entre os anos de 1948 e 2004 nos 925 maiores rios do planeta, e concluíram que vários rios de algumas das regiões mais populosas estão perdendo água.

De acordo com os pesquisadores, a bacia do São Francisco foi a que apresentou o maior declínio no fluxo de águas entre os principais rios que correm em território brasileiro durante o período pesquisado.

Neste mesmo período, o fluxo de águas na bacia do Amazonas caiu 3,1%, enquanto as bacias de outros rios brasileiros apresentaram uma elevação na vazão.

O fluxo de águas no rio Paraná (que termina na Argentina), por exemplo, apresentou um aumento de 60% no período pesquisado, enquanto a bacia do Tocantins registrou um acréscimo de 1,2% em sua vazão.

Segundo o cientista Aiguo Dai, o líder da pesquisa, esta variação está relacionada principalmente a mudanças na quantidade de chuvas nas regiões das bacias.

São Francisco Estas alterações nos níveis de precipitações, de acordo com o pesquisador, estariam relacionadas, principalmente, ao fenômeno meteorológico El Niño, que consiste em um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico e que afeta o clima da região e do planeta.Dai afirma que, entre 1948 e 2004, a região da bacia do rio São Francisco apresentou uma leve queda nos níveis de precipitações e um grande aumento de temperatura.

Estes dois fatores contribuíram para o grande declínio do escoamento do rio. Segundo ele, o aumento das temperaturas eleva a evaporação, e assim, reduz o fluxo de água do rio.

"Eu avalio que algumas destas mudanças na temperatura e nas precipitações estão relacionadas às mudanças nas atividades do El Niño, mas não todas elas", afirma o cientista.
Fonte: Ricardo Resende

Deso encerra rodízio de água em Aracaju e Socorro.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encerrou nesta quarta-feira, 22, ao rodízio de água na Grande Aracaju e no município de Nossa Senhora de Socorro. O motivo foi a elevação na vazão do Rio Poxim verificada desde a última segunda-feira, 20, em virtude das chuvas que caíram desde o início da semana no estado.

De acordo com o diretor- presidente da Deso, Max Montalvão, a previsão do tempo para os próximos dias irá garantir a normalização do fornecimento de água. “Os dados fornecidos pelos institutos de meteorologia mostram que deverão ocorrer chuvas até o início do mês de maio. O volume de chuva que caiu durante os últimos três dias foi suficiente para elevar a vazão do Poxim de -1,56m para -0,82m. Em breve chegaremos à normalidade”, informou.

Durante 29 dias a capital sergipana foi dividida em duas regiões, que recebiam a cada dois dias a água proveniente da adutora do São Francisco. Os bairros Atalaia e Santa Maria não foram atingidos pela medida porque são abastecidos pelo sistema Cabrita. Áreas como Parque dos Faróis, Jardim e Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, foram incluídos no rodízio por apenas alguns dias, mas a Deso normalizou o abastecimento desses locais há mais de uma semana.

Banese vai oferecer serviços em Socorro durante o Sergipe de Todos

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) disponibilizará serviços como: empréstimo, abertura de contas e Banese Card, na praça da feira do Conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, durante a realização do Projeto Sergipe de Todos. Trata-se do oitavo município a receber a caravana do projeto, que é promovido pelo Governo do Estado em parceria com órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O objetivo é levar serviços, cultura e informação aos moradores do interior sergipano.

Na oportunidade, os habitantes do município terão a chance de usufruir de outros serviços oferecidos pelas entidades parceiras, entre eles a emissão de carteiras de trabalho, CPF e de identidade, acesso à biblioteca infantil, campanhas educativas, dentre outras atividades.

Os visitantes também vão poder dar entrada em processos para emissão da primeira habilitação, solicitar a inclusão no cadastro de pessoas que usufruem da tarifa social de água, abrir contas bancárias, solicitar cartão de crédito, obter informações sobre a exploração sexual infantil, participar de palestras e oficinas, além de conhecer o funcionamento das secretarias e órgãos que compõem a administração estadual.


Sergipe sedia evento sobre cerâmica vermelha

O Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias do Estado de Sergipe ? SINDICER/SE promove nos dias 24 e 25 de abril, o 14º Encontro de Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste e a 4º Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha.

O evento que acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe vai contribuir para o desenvolvimento da indústria de cerâmica do Nordeste e proporcionar a troca e ampliação do conhecimento aos parceiros e representantes do setor, destacando o seguimento com um papel importante para economia.


A programação é voltada a ceramistas e fornecedores do setor, engenheiros civis, arquitetos, profissionais, estudantes, com diversas palestras e debates, além de uma exposição de produtos e serviços do segmento cerâmico e empresas parceiras. As inscrições deverão ser feitas através do telefone (79) 3226 ? 7479 ou e-mail: andréia_fies@se.senai.br, jalbert_fies@se,senai.br.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Jorge Alberto diz que questão salarial dos Defensores será resolvida neste ano

O secretário de administração, Jorge Alberto, durante entrevista na semana passada ao radialista Augusto Júnior, no programa Balanço Geral, na Rádio Jornal AM, ao ser indagado sobre a situação dos Defensores Públicos do Estado, ele respodeu que o governo tem compromisso com a instituição e ainda este ano resolverá a questão salarial da categoria.

Insatisfação - Diante de muitas promessas não cumpridas pelo governador Marcelo Déda, a categoria se mostra insatisfeita com a atual situação da Defensoria Pública. A falta de condições de trabalho e a questão salarial são as mais apontadas pelos defensores públicos.

João critica Déda e se mostra insatisfeito com as pesquisas no Sertão


O ex-governador João Alves Filho reagiu diante das pesquisas onde apontam a vitória de Déda no Sertão sergipano, antes seu maior reduto eleitoral. Todavia, mostrou-se satisfeito com a sua vitória em Aracaju, antes reduto de Déda. Segundo João, mesmo afastado de Sergipe durante dois anos em virtude da grave doença de sua esposa, senadora Maria do Carmo Alves, ainda se sente feliz pela pesquisa.

João disse que vai começar a andar pelo sertão, mantendo o contato que sempre teve em todos os seus mandatos de governador do Estado. "Agora, passarei dois dias em Brasília e seis em Sergipe. Gastarei muita sola de sapato", afirmou durante entrevista na Rádio Boca da Mata, no programa de Carlos Dias.

O ex-governador atacou o seu adversário e sucessor Marcelo Déda dizendo que era um governo incompetente e que não tem um projeto pronto, da sua cabeça. Segundo João, todas as obras que o governo atual executa no sertão sergipano foram deixadas por ele como a duplicação da adutora do alto sertão e sertaneja e a Rota do sertão. "Não conseguimos terminar essas obras no meu governo porque eles conseguiram bloquear os recursos. Foram várias as perseguições", declarou.

Na visita que fez à Região, João Alves desconheceu as ações anunciadas recentemente pelo governador Marcelo Déda para combater a seca. "Marcelo Déda não sabe administrar, não é de falar com o povo assim como eu, despacha com os secretários por e-mail e é um "homem de teatro" com curso e tudo. Déda pode deixar o governo e fazer teatro ou trabalhar na Globo. É galã, sabe falar e tem uma cabeleira bonita. O negão aqui não têm esses atributos, mas quando diz que faz, faz mesmo", alfinetou.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

TSE prepara-se para julgar o processso de cassação de Marcelo Déda até o final de junho


Depois de cassar o mandato dos governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara-se para julgar até o final de junho os governadores de Tocantins, Santa Catarina e Sergipe.


No caso de Tocantins, o governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), que foram eleitos no primeiro turno, são acusados de abuso de poder econômico, compra de votos e conduta vedada à agente público durante a eleição de 2006.


No caso de Sergipe, o governador Marcelo Déda (PT) e seu vice, Belivaldo Silva, foram acusados de prática de propaganda irregular, interferência do poder econômico e abuso do poder de autoridade. A defesa de Marcelo Déda sustenta que ele não cometeu irregularidades na campanha, assim como os advogados que atuam no caso do governador Luiz Henrique.


(FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO)

Morre o dono da Faculdade Atlântico

O proprietário da Faculdade Atlântico, Eniceu Lisboa Dantas, morreu em um acidente de trânsito na manhã do dia 18 (Sábado) na BR 101, próximo ao município de Carmopolis. Ele estava conduzindo um veiculo Doblô que bateu de frente com o caminhão Wolkswagen de placa KLK 9917 de Caruarú, Pernambuco. Quatro pessoas saíram feridas e foram encaminhadas ao Hospital de Urgências João Alves Filho onde permanecem sob cuidados médicos.