FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Deputado garante defender os defensores públicos de Sergipe

A luta dos defensores públicos de Sergipe por melhorias salariais e nas condições de trabalho conta com o apoio do líder da situação na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT). Em reunião com representantes dos defensores, ele afirmou que irá buscar audiência entre a categoria e o governador Marcelo Déda e ainda se colocou à disposição para participar.
De acordo com Gualberto, a categoria merece atendimento diferenciado pela importância que tem para o povo sergipano. “Principalmente para a população carente, que é quem mais precisa do Estado por não poder pagar um advogado nas horas mais necessitadas”, disse o parlamentar. “A Defensoria Pública desse Estado sabe da minha posição em relação a esse agrupamento de trabalhadores. Desde o período em que eu não tinha mandato, já no movimento sindical, luto por melhorias para esta categoria”.
Francisco Gualberto lembra que recentemente houve um pequeno avanço salarial no atual governo, já que o reajuste de 15% ganhou da inflação acumulada de 5%. “Mas eles sabem e nós sabemos que foi um avanço insuficiente para as necessidades da defensoria”, adiantou. “Só disse a eles que não farei intervenção de defesa dos defensores junto com quem sempre atacou a categoria. Tenho o direito de exercer essa posição. Eu não faço defesa de trabalhadores junto com quem sempre atacou os trabalhadores”, disse, referindo-se aos discursos dos deputados de oposição ao governo na Assembleia.
Para o deputado Gualberto, essa suposta amnésia que determinados setores tem sobre o passado, quando era governo, é prejudicial. “Se por acaso eles voltarem ao governo, como têm amnésia irão esquecer também da posição que adotam hoje”, alertou o líder, garantindo que a luta dos defensores por melhorias salariais e melhores condições de trabalho é muito justa. “O pai do vereador Elber Batalha Filho, que foi vereador comigo, já sabia dessa minha posição. Por isso não iremos recuar em nada”, frisou Gualberto. (Gilson Sousa)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Capela abandona o futsal sergipano

Em ofício encaminhado à Federação Sergipana de Futsal (FSFS), o time do Capela, atual campeão estadual, pediu afastamento do Campeonato Sergipano e da Liga Nordeste de Futsal. A diretoria do clube alegou falta de recurso para pagar os salários dos atletas. A notícia do abandono capelense pegou de surpresa tanto os salonistas quanto a imprensa sergipana.
A equipe do Capela foi formada em 2006 sem muito investimento. Um ano depois passou a contratar nomes de peso, e logo conquistou os Jogos Abertos do Interior, o seu primeiro título. Em 2008 a maior conquista: o campeonato sergipano. No ano seguinte faturou o primeiro título regional, o circuito Nordestino em Natal. Em 2009 ficou com o vice da Copa TV Sergipe, e recentemente era líder isolado do estadual com a melhor defesa e o melhor ataque.
Só para se ter uma idéia da força da cidade em Sergipe, da seleção campeã brasileira em cima do Paraná seis jogadores vestiam a camisa do Capela. “É uma pena acabar um time como de fato ocorreu. Capela respirava futsal, a torcida amava o clube, os jogadores, enfim, agora é procurar outro rumo no futsal sergipano”, lamentou o ex-técnico Andelmo Santos.
Para os jogadores o sentimento foi ainda pior. “Não perdemos apenas o nosso emprego, mas também o sustento de nossos filhos e esposas”, declarou o fixo Juninho. (Guilherme Fraga/FSFS)

Liga Nordeste - Com o abandono do Capela o Internacional de Ribeirópolis vai representar o Estado na competição regional. A equipe comandada pelo experiente Oswaldo Mendonça participará ao lado do Real Moitense da disputa. O Inter terminou a primeira fase do estadual na terceira colocação, e era até então a terceira força do futsal sergipano. “Tenho certeza que não vamos decepcionar, pelo contrário vamos surpreender”, disse Oswaldo .

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Caixa lança linha de crédito para aquisição de computador portátil para professores da rede pública e privada

Já está disponível nas agências da Caixa Econômica Federal linha de crédito para aquisição de computadores portáteis para professores da rede pública e privada de qualquer nível de ensino. O projeto faz parte do Programa Brasileiro de Inclusão Digital, do Governo Federal, que visa minimizar a desigualdade social, permitindo e ampliando o acesso às tecnologias de informação e comunicação e ao acervo de informações e de conhecimentos.
Os computadores serão financiados pelo banco em três linhas de crédito - Consignação em folha, Computador para Todos e Financiamento de Equipamentos de Informática (BCD), com prazos que variam entre 6 e 24 meses e taxas de 1,89% a 2,2% a.m.
A ECT (Correios) será responsável pela operacionalização do programa, disponibilização dos meios para o registro, gestão, rastreabilidade e entrega dos pedidos de soluções de informática para os professores e pela logística de pedido e entrega do equipamento.
Por orientação da coordenação do programa, a oferta será para 64 municípios que apresentaram o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo um por Estado; e os que mais se destacaram na pesquisa sobre Redes de Aprendizagem, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Ministério da Educação, entre eles Poço Verde, Sergipe.
Os equipamentos possuem valor máximo de venda de R$ 1.400,00 e devem ser escolhidos no site dos Correios: www.correios.com.br/shopping/computadorparaprofessores.

Internos fazem provas do supletivo para ensino médio e fundamental

Na última quarta-feira, 2, mais uma etapa da realização de exames supletivos no sistema penitenciário sergipano foi vencida. Numa parceria entre a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), foram feitas as provas do supletivo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para os 350 internos, com um aproveitamento de 100% em termos de participação. “Nosso empenho em ressocializar através da educação vem sendo percebido inclusive pelos presos. Só neste ano tivemos um aumento de cerca de 70% de inscrições nessa nova fase do exame”, analisou o secretário Benedito Figueiredo.
Para que o supletivo fosse realizado a contento, uma equipe de 40 pessoas foi mobilizada, sendo 19 servidores da Sejuc, especialmente aqueles ligados a coordenação pedagógica da Sejuc, além de 21 servidores da Seed. “Atendemos a demanda de todas as unidades penitenciárias do Estado, com exceção do Cadeião de Socorro que, por ter sido inaugurado recentemente, ainda não foi possível incluir nessa edição. Mas no início de 2010 teremos o supletivo em absolutamente todas os presídios sergipanos”, enfatizou a coordenadora pedagógica da secretaria, Elane Maruqe. (Com informações da Ascom/Sejuc - Foto: Ascom)

domingo, 6 de setembro de 2009

Edvaldo perde o controle em reunião com prefeitos

O prefeito Edvaldo Nogueira deixou uma má impressão durante a reunião da bancada federal de Sergipe no Congresso Nacional e os prefeitos que participavam da Marcha dos Municípios.
Nogueira tentou, no meio do encontro, rebater acusações do DEM sobre os contratos da Prefeitura de Aracaju com a Sociedade Eunice Weaner, dirigindo suas palavras ao deputado federal José Carlos Machado. O próprio parlamentar lembrou ao comunista que aquele não era o momento propício, e que todos estão reunidos para tratar das reivindicações dos municípios.
Edvaldo Nogueira ficou durante toda a reunião, mas logo após o término do encontro dos deputados com os prefeitos, ele foi em direção de Machado e, aos gritos, passou a dizer que não iria ficar calado. O comunista disse que agora ia dizer, que ia falar, que ia subir no palanque, que não era mais candidato.
Machado, os parlamentares presentes e os prefeitos que ainda estavam na sala ficaram sem entender nada e abismados com o descontrole do prefeito da capital, que inexplicavelmente passou a fazer ameaças sem que ninguém o provocasse. (Cícero Mendes/Universo Político).

MPF faz recomendação à imprensa de SE

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) expediu uma recomendação aos jornais, emissoras de televisão e rádios da capital sergipana para que não divulguem a realização de quaisquer jogos de azar, sorteios e loterias que não possuam autorização legal, especialmente o bingo conhecido como "Sorte Mania Vida Premiável".
A procuradora da República Eunice Dantas Carvalho, que assina a recomendação, afirma que as operações de distribuição gratuita de prêmios, vinculadas à doação de títulos de capitalização ou que dão direito aos sorteios relacionados a esses títulos, dependem de autorização prévia da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A Susep, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada, capitalização e resseguro. A partir da verificação de irregularidades, o órgão propôs, no início deste ano, a imediata suspensão da comercialização de todos os títulos de capitalização da promoção "Sorte Mania Vida Premiável".
Dentro de 30 dias, as empresas de comunicação deverão apresentar ao MPF as informações relativas ao cumprimento do que foi recomendado. Caso a recomendação não seja seguida, serão adotadas as medidas administrativas e judiciais pertinentes. (Do Notícias PGR)

Com indefinição de Flávio, Clóvis não assume vaga de Antônio Manuel

Juristas ouvidos pelo blog dizem que, se o conselheiro Antônio Manuel de Carvalho Dantas antecipar sua aposentadoria, Clóvis Barbosa de Melo assumirá imediatamente sua vaga, se a situação de Flávio Conceição ainda estiver indefinida. (Blog Gilmar Carvalho)