FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 22 de setembro de 2009

“Alimento, Energia e Meio Ambiente” serão discutidos em Encontro Estadual dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe


A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (AEASE) estará promovendo no período de 23 a 25 de setembro de 2009, no Auditório da Associação, o IX Encontro Estadual de Engenheiros Agrônomos de Sergipe. O evento, cujo tema “Alimento, Energia e Meio Ambiente”, vai reunir engenheiros agrônomos, estudantes da área de ciências agrárias e demais interessados.
Segundo o coordenador do evento, o engenheiro agrônomo Arício Resende, o Encontro tem como objetivo discutir e propor políticas, estratégias, planos e programas de atuação capazes de propiciar uma maior integração do profissional com a sociedade e afirmar o papel dos profissionais da Agronomia na defesa dos interesses sociais e humanos, relacionados ao desenvolvimento sustentável. “Serão discutidas e apresentadas propostas que visem à melhoria da eficiência, da eficácia e da efetividade da organização profissional, diante da atual política agrícola”, destacou Arício.
O Tema que será abordado desenha o perfil profissional atual do Engenheiro Agrônomo. “O mundo está vivendo a era da biomassa, da bioenergia e abre espaço para um novo modelo de agricultura, não alimentar, responsável pela produção de matérias primas energética renováveis, que deverão substituir gradativamente o uso de carvão mineral e petróleo. Além do esgotamento progressivo, geram graves problemas ambientais, enquanto que a Agroenergia torna-se cada vez mais viabilizada pelo desenvolvimento tecnológico e pela elevação dos preços de petróleo e seus derivados”, enfatizou o presidente em exercício da AEASE, engenheiro Carlos Augusto Pereira da Silva.
Serão debatidas a produção, segurança alimentar e gestão ambiental; agronegócio, dimensão e organização; agroenergia e matriz energética; agricultura empresarial, familiar e ecológica; formação e política profissional e a ciência, tecnologia e inovação. As palestras serão ministradas pelos engenheiros Arício Resende, coordenador do Encontro; Argileu Martins Silva, diretor do DATER do MDA/Brasília; André Guilherme Mardegan, fiscal federal agropecuário do MAPA/Brasília; Jeferson Feitosa de Carvalho, presidente da Emdagro/Sergipe; Fernando César Juliatti, coordenador do CONFEA/CREA-MG; Orlando Monteiro de Carvalho Filho, consultor em pecuária sustentável de Sergipe; Jodemir Antonio Freitas Pires, diretor técnico da Emdagro/SE; Antonio Viana Filho, Superintendente da CODEVASF; Jonas Dantas dos Santos, presidente do CREA/BA; Jorge Roberto Silveira, presidente do CREA/SE, entre outros.
Durante a abertura, o engenheiro Antonio Campos de Lima lançará seu livro “Glossário de Plantas Ornamentais Tropicais”. O evento contará com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda; do secretário de agricultura, Paulo Carvalho Viana; do Superintendente do Banco do Nordeste, Antonio César de Santana e demais autoridades locais.
As inscrições deverão ser feitas na sede da Associação localizada na Beira Mar, 2400 – Bairro 13 de Julho ou através do site: www.aease.org.br, e-mail: aea_se@yahoo.com.br, Fone: 3217.6886.