FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Kércio vai entregar o cargo nesses dias

O secretário de segurança pública do estado, Kércio Pinto, deverá entregar o cargo nos próximos dias. Já havia especulação de que Kércio já tinha entregue o cargo por duas vezes, mas o governador Marcelo Déda havia rejeitado o pedido. Segundo fontes, o pedido de exoneração aconteceu em virtude do governo não oferecer estrutura para a segurança pública, mas Kércio afirma que está saindo para descansar e ter mais tempo para a família. Deverá ocupar o seu lugar, o delegado João Eloi.
Também já está decidida a exoneração do coronel Magno Silvestre do Comando da Polícia Militar. Para o cargo, o governador está ultimando os detalhes para confirmar o convite a um coronel do Exército.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sergipe e a crise


A maioria das prefeituras do Estado de Sergipe está passando por uma fase não muito boa em virtude da queda da arrecadação e a redução do FPM. Muitas vão ter esse ano um festejo junino magro, jamais visto no Estado, além de estar enfrentando outros problemas como a seca.

Para manter a tradição, algumas estão apelando para os deputados federais na esperança de conseguir uma emenda e, aos empresários para patrocinar as festas. Enquanto isso, uma minoria não está nem aí e fazem “farras” com o erário público.

Tudo agora é motivo de crise. Se existem problemas na saúde, educação e segurança todos alegam o mesmo motivo: a infernal crise. Mas se a crise é o mal de tudo que acontece no Estado porque muitos insistem em gastar desordenadamente o dinheiro público? Pelo visto, só há crise para uns, porque para outros ela passa longe.

Líder garante que governo estudará índice de reajuste dos servidores

“É como se o cidadão comprasse um carro financiado e combinasse com o vendedor que iria pagar as prestações com o salário que havia recebido no ano passado e consequentemente gastado”.
Foi com essa ilustração que o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, respondeu à oposição nesta quarta-feira (6), após explanação do economista Luiz Moura, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobre a possibilidade de reajuste salarial dos servidores públicos estaduais este ano.
Após mostrar os números relativos ao comportamento da economia sergipana com base em 2008 e início de 2009, o representante do Dieese assegurou aos parlamentares que este ano o governador Marcelo Déda poderia conceder reajuste salarial às diversas categorias, que têm data base em maio, com percentuais entre 15,8% e 21,89%.
O primeiro índice refere-se ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo que o segundo refere-se ao limite máximo. No seu pronunciamento, Gualberto ressaltou seu respeito pelo trabalho do Dieese, mas estabeleceu uma divergência com as colocações do seu representante. “Não quero levar em conta se a análise está certa ou errada”, disse.
Fonte: Gilson Souza

Associação promove encontro de prefeitos em Nossa Senhora do Socorro

A Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, na pessoa do seu presidente, prefeito Gilson dos Anjos (DEM), convida a toda imprensa de Sergipe para participar do 2º Encontro de Prefeitos da Associação na atual gestão, a ser realizado nesta sexta-feira (08), a partir das 9 horas, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco. Na oportunidade, Gilson dos Anjos prestigia o prefeito Fábio Henrique (PDT) e fica na expectativa que todos os prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores, senadores, deputados federais e estaduais compareçam ao evento para aprofundarem a discussão a respeito da necessidade do Plano Diretor. “Os municípios que não tiverem o Plano, no futuro próximo terão dificuldades porque não receberão mais recursos da União, através de emendas parlamentares. Nós vamos levar uma equipe para que ela possa explicar aos prefeitos sobre a importância de se elaborar o Plano Diretor”. Durante os eventos, representantes do INSS estarão presentes para debaterem com os prefeitos sobre o parcelamento das dívidas de seus respectivos municípios.

STF revoga Lei de Imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) revogou hoje (30/04) a Lei de Imprensa, editada durante o regime militar. Com o fim da lei, tanto os jornalistas como os veículos de comunicação ficam submetidos, como qualquer cidadão, à Constitucional Federal e aos códigos Penal e Civil.
Por maioria, o STF declarou que a Lei de Imprensa (Lei nº 5250/67) é incompatível com a atual ordem constitucional. Os ministros Eros Grau, Menezes Direito, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso e Celso de Mello, além do relator, ministro Carlos Ayres Britto, votaram pela total procedência da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130. Os ministros Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Gilmar Mendes se pronunciaram pela parcial procedência da ação e o ministro Marco Aurélio, pela improcedência.Na sessão desta quinta-feira (30), a análise da ADPF foi retomada com o voto do ministro Menezes Direito.
O julgamento do processo, ajuizado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra a norma, teve início no último dia 1º, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela procedência integral da ação.

I Luau Fest Sertanejo

Para quem gosta de curtir um luau ao som de sertanejo, forró-sertanejo e axé, não pode perder o I LUAU FEST SERTANEJO que acontecerá no dia 16, a partir das 18 horas no Bar e Restaurante Ancoradouro, Praia de Atalaia Nova, com shows de Léo e Thiago, André Torres e Banda Axé Bacana. A noite promete muito romantismo, forró e axé, além de contar com um amplo espaço totalmente decorado em clima de um típico luau. Os ingressos, com direito a camisa, já estão à venda no valor de R$ 15,00 antecipado e área vip R$ 25,00. Pontos de vendas: Gilvan Veículos, Personal Óptica, Lojas Angra, DS Informática, Ponto da Camisa, Silvânia Beautiful e no local do show. Contatos através dos fones: 9912.0408 ou 9991.2769. Imperdível!