FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sábado, 29 de agosto de 2009

Sergipe conquista o título inédito de campeão brasileiro de futsal

CBFS - Fotos: Zérosa - Sergipe ficou com o título do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria adulta, ao vencer a seleção do Paraná na final nos pênaltis, pelo placar de 3 a 2, depois de um empate em 3 a 3 no tempo normal e de 0 a 0 na prorrogação. É o primeiro título de Sergipe na história da competição, em confronto ocorrido na manhã deste sábado.
A melhor colocação até então de Sergipe no Campeonato Brasileiro de Seleções havia sido em 1997 quando alcançou o quarto lugar. O Paraná, por sua vez, acabou sendo novamente vice-campeão do torneio, posição que havia conquistado em 2005, na última edição em São Paulo (SP).
Quem chegou com perigo em um primeiro instante foi o Paraná, em finalização de Henrique, que bateu cruzado para fora depois de passe de Dionízio. Mas em seu segundo lance os paranaenses marcaram seu primeiro gol. Bolinha recebeu em diagonal da direita para a esquerda e bateu cruzado para abrir o placar.
Pouco depois, porém, Sergipe chegou ao empate. Em jogada ofensiva pela esquerda, Pernambuco recebeu bom passe em profundidade e bateu forte, no ângulo do goleiro Brigadeiro que não conseguiu a defesa. Na sequência, em outro chute da seleção de Sergipe, Brigadeiro fez grande intervenção.
Os donos da casa não tinham maior tempo de posse de bola, mas se aproveitavam bem dos contra ataques chegando muitas vezes com perigo à meta do goleiro Brigadeiro, que realizava defesas seguras. O Paraná também criava, mas o goleiro Geu era menos exigido que seu colega adversário.
Dentro desse panorama quem acabou marcando mais uma vez foi Sergipe. Em boa jogada pela esquerda de ataque a seleção sergipana chegou ao seu segundo gol. Naldinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Pita marcar o gol da virada para os donos da casa.
A vitória parcial para a seleção de Sergipe parecia seguir para o intervalo de partida, mas no último minuto os paranaenses chegaram a mais um empate. Dionízio recebeu na entrada da área, um pouco pela direita, e bateu forte. A bola desviou na marcação e enganou o goleiro Geu.
O empate seguiu para o segundo tempo quando o Paraná voltou disposto a ter novamente a vantagem no placar. E com muita técnica o time chegou lá. Depois de grande jogada ofensiva pela esquerda a bola chegou até o domínio de Henrique que driblou o goleiro Geu e marcou um bonito gol.
Nos últimos minutos o técnico Ney Pereira arriscou e colocou Fabinho como goleiro-linha. E o resultado foi bom. Depois de um cruzamento pela direita, a bola chegou até Pernambuco que escorou para o fundo das redes, empatando mais uma vez a final e levando a partida para a prorrogação.
Tempo extra e pênaltis - No primeiro tempo da prorrogação as duas equipes não se arriscaram muito. Tanto Sergipe quanto Paraná criaram algumas chances, mas sem exigir defesas mais difíceis dos goleiros adversários.
Na segunda etapa os goleiros foram um pouco mais exigidos, mas o resultado de empate prevaleceu. Na cobrança de pênaltis Sergipe acabou levando a melhor com vitória por 3 a 2, ficando com o título da competição.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Paraná passa por Ceará e está na final


CBFS - Foto: Zé Rosa - O selecionado do Paraná alcançou a final do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria adulta, ao bater a seleção do Ceará pelo placar de 3 a 1 na noite desta sexta-feira (28/8), em confronto realizado no ginásio Augusto Franco – SESI, em Aracaju, capital sergipana.
O Paraná havia conquistado sua vaga às semifinais depois de ter vencido seus três jogos do grupo A da fase decisiva, diante de Sergipe, Goiás e Roraima. Agora os paranaenses aguardam o segundo finalista da competição que será decidido entre Minas Gerais e Sergipe, que disputam a segunda semifinal.
Apesar de o confronto começar equilibrado a seleção paranaense aproveitou a sua primeira chance de ataque para conseguir a abertura de placar. Ricardinho recebeu bom passe na frente e aproveitou o tumulto na área cearense e bateu forte para marcar o primeiro gol do selecionado sulista na partida.
Pouco depois os cearenses chegaram com velocidade pela direita e tiveram um pênalti a seu favor, quando Ricardinho tocou com a mão na bola dentro da área. Na cobrança, João César bateu no canto esquerdo, à meia altura, mas o goleiro Brigadeiro conseguiu a defesa com o peito.
O Ceará teve nova chance para ampliar quando João César, depois de um contra ataque, recebeu bom passe de fronte com o goleiro Brigadeiro que fez grande defesa na finalização do atleta cearense. Na sequência Issamu recebeu assistência no ataque e bateu bem, sem defesa para o goleiro Facó.
Na segunda etapa o Ceará teve nova oportunidade para ampliar, mas Joney desperdiçou boa chance em cobrança de escanteio pela esquerda, chutando para fora. Os cearenses se mantiveram no ataque buscando o primeiro gol na partida e por pouco não conseguiram o objetivo em chute de Gil, que bateu na trave esquerda de Brigadeiro.
Mas os paranaenses se defenderam bem, sem deixar que a seleção do Ceará passasse a lhes atacar demais. Em novo contra golpe o Paraná chegou ao terceiro gol por meio de Ricardinho. Nos últimos instantes o Ceará pressionou bastante, e conseguiu diminuir o placar em gol de Gil.
Para Issamu, ala da equipe paranaense, seu time está preparado para brigar pelo título. Mas ele faz uma ressalva: “Temos que estar bem psicologicamente, pois esta final será definida em detalhes, como foi a partida de hoje, diante do Ceará. Viemos em busca do título e qualquer que for o adversário vamos jogar para valer.”
Vinicius Aguiar, técnico do bom selecionado do Ceará, lamentou os gols perdidos na partida. “Perdemos um pênalti em um momento importante da partida que seria o empate e isso fez com que os paranaenses e principalmente o goleiro deles crescessem muito. Apesar de um gosto amargo que fica, a equipe está de parabéns por estar entre os quatro.”

Desembargador nega argumentos contra defensores públicos

Mais uma vez o Poder Judiciário reconheceu a ilegitimidade dos atos perpetrados pelo Estado de Sergipe contra a classe dos defensores públicos, no que tange à violação de suas prerrogativas funcionais.
O desembargador José Alves Neto, relator do Agravo de Instrumento, não aceitou todos os argumentos do Estado, asseverando que a competência é da 3ª Vara Cível, e não da Vara de Execuções Penais. “Trata-se de pedido de restabelecimento de Garantia Constitucional (art.134), de Lei Complementar Nacional (nº80/94), Lei Complementar Estadual (nº70/2002) e da Constituição Estadual”, disse José Alves Neto.
No relato, o desembargador ainda mencionou que o Estado pode sim deixar de ser intimado antes da decisão liminar, porque o direito da Defensoria Pública adentrar livremente nos presídios é patente e, no caso, precisa ser urgentemente tutelado.
Quanto ao pedido do Estado de antecipação da tutela recursal, para suspensão imediata da decisão da magistrada Simone de Oliveira Fraga, o relator indeferiu sob a seguinte fundamentação: “Em princípio, ao menos em sede de cognição sumária própria dos provimentos liminares, entendo que não pode haver nenhuma limitação de acesso dos defensores públicos ao interior dos estabelecimentos prisionais. A meu ver, há verossimilhança na alegação da Defensoria de que a comunicação pessoal e reservada com os assistidos presos e o poder de adentrar nos estabelecimentos prisionais são prerrogativas inerentes à condição de defensor público”, explica o desembargador José Alves Neto.
Em tese, diferentemente do aduzido pelo Estado de Sergipe, a situação não está sendo analisada, apenas, sob a égide do inciso XI da Lei Complementar Estadual nº70/2002. “O fundamento do pedido dos defensores é, na verdade, de livre acesso e comunicação com os presos assistidos, o que induz análise e fiscalização das condições de custódia e, por conseguinte, do cumprimento dos direitos dos custodiados em vista do exposto, INDEFIRO o efeito suspensivo postulado”, ressalta José Alves Neto.
“A decisão do desembargador reforça a tese da Defensoria Pública de que foi ilegal e injustamente ofendida em suas prerrogativas pelo Estado de Sergipe, quando impediu, no início do mês de julho de 2009, o acesso dos defensores públicos ao presídio de Areia Branca, fato este que se repetiu em agosto”, disse o defensor público Anderson Amorim Minas. “Assim, registre-se que a Defensoria Pública não admitirá ataques contra suas prerrogativas conquistadas após anos de lutas na Constituição Federal e nas outras Leis”, conclui.
Osailde Oliveira

Sessão vergonhosa defende os empresários e aniquila os comerciários

É uma vergonha que diante de tantos parlamentares que se dizem defender os trabalhadores, exista apenas um com “sangue no olho” para desafiar os poderosos. Morito Matos (PDT) emplacou uma defesa sem apoio de nenhum colega. A sessão que decidiu pelo não fechamento do comércio aos domingos causou revolta e indignação dos comerciários que são escravizados pelos grandes empresários. Muitos, sequer recebem horas extras e ainda se submetem a ameaças de perder seu emprego se faltar um dia. Esses vereadores que votaram contra deveriam ter consciência que eles se elegeram pela maioria dos votos de trabalhadores os quais acreditavam em projetos que poderiam reduzir a escravidão no comércio. Vai aí uma pergunta: Cadê os defensores dos trabalhadores que, antes da eleição, prometiam condições melhores de trabalho e o fim da escravidão? Pelo visto, os interesses foram outros.

Morito Matos, único vereador na defesa dos comerciários

Para grande maioria dos aracajuanos um desconhecido. Mas bastou os primeiros meses de mandato como vereador na Câmara de Aracaju para reconhecer um grande parlamentar. Moritos Matos (PDT) ficou sozinho na votação contra a abertura do comércio, mas ao lado dos trabalhadores. Ele também, contrariando os poderosos e as pressões, também votou contra a aberração do reajuste de 1%.
Blog: Cristian Góes

Valadares diz que Defensoria e Ministério Público devem ter "ações complementares"

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), relator de projeto de lei que altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública, deve apresentar na próxima terça-feira (3) nova versão do relatório com a análise da matéria. O anúncio foi feito ao fim de debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quinta-feira (27).
Na audiência pública, integrantes do Ministério Público disseram que prerrogativas exclusivas desta instituição estão sendo transferidas à Defensoria, órgão que presta assistência judiciária gratuita a quem não pode pagar advogado. Mesmo sendo favorável ao projeto, o relator quer trabalhar pela conciliação dos pontos de divergência.
"São duas instituições imprescindíveis ao país e que atuam de forma complementar. Espero que se entendam cada vez mais, como já ocorre com frequência em muitos estados. Quem vai ganhar é a sociedade", disse.
O debate evidenciou que há na CCJ disposição favorável ao projeto, que garante autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Defensoria Pública. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) foi quem puxou os pontos que preocupam o Ministério Público. O maior temor é com relação ao uso que os defensores possam fazer da chamada ação civil pública (ACP), instrumento para a defesa dos interesses coletivos. A avaliação é de que a Defensoria pode ampliar em excesso seu raio de atuação, inclusive para a defesa dos direitos difusos, que também envolvem interesses de muitas pessoas, mas em número que não se pode objetivamente determinar - uma questão ambiental, por exemplo.
Wellington Salgado entende que o projeto fortalece a Defensoria, observando que a atuação nos direitos difusos não parece ser a maior necessidade do órgão.
"A questão é que a defensoria não está estruturada nos estados e municípios e na própria União ainda é muito deficiente. O que falta é vontade política e capacidade orçamentária para fazer o que é necessário", avaliou.
Agência Senado.

Peça com atores globais tem apoio da empresa Bomfim

O espetáculo Decameron, livre adaptação da obra de Giovanni Boccaccio, se apresentará pela primeira vez em Aracaju no dia 20 de setembro, no Teatro Tobias Barreto e contará com patrocínio da Bomfim.
Para contar a história dessa obra homônima do italiano Giovanni Boccaccio, o ator e produtor Jô Santana reuniu um grande elenco – Os humoristas globais Maria Paula do Casseta & Planeta; George Sauma, o Tatalo do Toma Lá da Cá; Marcos Oliveira, o Beiçola da Grande Família; Camila Rodrigues; Zéu Britto; Cláudia Borioni; Jô Santana; Isabel Lobo e Hossen Minussi.
Dirigida por um dos maiores diretores de teatro, Otávio Muller, “Decameron, a arte de fornicar” é uma irreverente comédia que mistura paixões, comportamentos humanos, infidelidade, sedução e trapaças sexuais. O texto é pontuado pela crítica social e pela queda dos padrões regressivos e moral da sociedade. O público vai encontrar freiras devassas que realizam “milagres” sexuais, uma esposa traiçoeira com habilidade para negócios, um fugitivo maroto que tenta trapacear, jovens amantes, um criado que perde a cabeça por amor e um simplório comerciante que descobre as falcatruas da sua esposa. “A peça estava em cartaz no Rio de Janeiro e agora fará sua turnê Nordeste passando por Aracaju, Salvador, Recife e Fortaleza. Depois deve visitar outras capitais brasileiras”, enfatizou André Vilela, organizador do evento.
“Boccaccio é conhecido pela autoria de inúmeros contos que satirizam o pensamento religioso na Idade Média, onde promove o prazer como essência da felicidade na sociedade. Sua obra é considerada um dos mais representativos painéis sobre valores morais sociais da época, quando os últimos vestígios das concepções teocráticas e feudalistas se viram suplantados pelo humanismo e pelo apogeu da burguesia mercantilista”, relatou o autor.
“É importante lembrar que o apoio da empresa BOMFIM é de extrema importância. Vamos conseguir diminuir as despesas operacionais e logísticas, fazendo com que Aracaju e Salvador possam receber essa grande produção. Não é de hoje que a BOMFIM se preocupa em apoiar o fomento à cultura, fazendo com que bons projetos possam acontecer”, destacou Vilela

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sergipe fica com a última vaga e define semifinais

Futsal/CBFS -. A seleção de Sergipe ficou com a segunda colocação da chave A do Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria adulta, ao passar por um duelo individual diante de Goiás, pelo placar de 7 a 3, em confronto realizado na noite desta quinta-feira (27/8), no ginásio Augusto Franco – SESI, em Aracaju (SE).
Com o resultado os sergipanos garantiram a segunda colocação da chave A, ao alcançarem seis pontos, enquanto Goiás permaneceu com três. Com isso, as semifinais ficaram definidas. No primeiro jogo, a partir das 19h, a seleção do Paraná encara o Ceará, enquanto no segundo jogo, às 21h, Minas Gerais encara Sergipe.
No começo o jogo se mostrou de muito equilíbrio, com as duas equipes mostrando muita disposição e garra na luta pela posse de bola. Goiás esteve um pouco melhor e criou as primeiras chances em finalizações de João Jairo e de Magayver, ambas defendidas pelo goleiro Geu.
Sergipe tentava responder, mas a defesa goiana estava bem postada. Mas a insistência se manteve até os sergipanos criarem sua primeira chance. Carlos recebeu bom passe pela esquerda, girou sobre a marcação e bateu forte para boa defesa do goleiro Emerson, que teve de sair do gol para realizar a intervenção.
Logo depois Sergipe teve cobrança de falta a seu favor e não desperdiçou. A bola foi rolada para Assis que bateu bem, com categoria sem chances de defesa para o goleiro goiano. Pouco depois Jean Carlos teve a chance para empatar, ao ficar cara a cara com Geu, mas o goleiro sergipano fez uma excelente defesa.
Sergipe, então, teve nova cobrança de falta no mesmo local da primeira, que originou o gol de número um dos sergipanos. Como se fosse uma repetição, a bola foi rolada para Assis que bateu bem e marcou seu segundo gol na noite, segundo também do selecionado anfitrião diante de Goiás.
Na segunda etapa Goiás partiu para cima logo no início e Wemerson se arriscou à frente, acertando um belo chute que explodiu no travessão da meta sergipana. Mas a equipe goiana se arriscou demais e, em um chute de longa distância, Fabinho pegou Wemerson voltando para o gol e marcou um bonito gol.
O gol animou os sergipanos que marcaram mais uma vez. Carlos recebeu bom passe pela esquerda e tentou o cruzamento. A bola acabou desviando em Magayver e tirou Wemerson da jogada. Na saída de bola Goiás descontou, com gol anotado por Camarão, mas Leleco, em novo chute de longe, marcou o quinto para Sergipe.
Goiás ainda descontou com Diego, mas Carlos, depois de bela jogada, passou pela marcação na corrida e fez o sexto gol de Sergipe, que ainda anotou mais um com Juninho, enquanto Diego marcou o terceiro gol goiano, finalizando o placar em 7 a 3 para Sergipe.
Para o fixo Fabinho, autor de um gol na vitória sergipana diante de Goiás, a equipe chega acesa para a semifinal. “Minas Gerais é uma grande equipe, mas vamos jogar com muita vontade buscando a vaga à final. Viemos acertando bem nossa defesa nos dois últimos jogos e vamos procurar manter isso na semifinal.”
Foto: Zerosa

Nivaldo Cândido será homenageado na comemoração dos 76 anos da ASI

jornalista atua na profissão há quase vinte anos

Nesta sexta-feira, 28, o jornalista Nivaldo Cândido receberá a Medalha do Mérito Jornalístico “Monsenhor Fernandes da Silveira”. A solenidade faz parte das comemorações pelos 76 anos da Associação Sergipana de Imprensa (ASI) e acontecerá a partir das 19h na sede da ASI, à rua Itabaianinha, 261, 2º andar.
Para o jornalista, a notícia do prêmio foi recebida com grande emoção. “É um reconhecimento ao trabalho que venho realizando durante esses anos. Fico muito grato. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade e faz com que o trabalho seja mais importante”, diz.
Fonte: Infonet

Lei aprovada em Maceió exige diploma de jornalista

A Câmara Municipal de Maceió (AL) aprovou lei de autoria da vereadora Tereza Nelma estabelecendo a obrigatoriedade dos poderes Executivo e Legislativo municipais de nomearem apenas profissionais formados em curso superior para cargos em comissão, assessorias ou prestação temporária de serviços para funções jornalísticas de difusão de informações através de qualquer mídia, observando o mesmo procedimento para as áreas de publicidade e relações públicas.
A lei aprovada também exige que os conteúdos das provas para contratação através de concurso público deverão exigir conteúdo de conhecimento baseado nos programas dos cursos de formação superior, para o preenchimento de cargos de jornalista, publicitário e relações públicas.
"A lei aprovada é perfeitamente constitucional, pois os cargos em comissão são de livre nomeação. E, por isso, a Câmara pode estabelecer a exigência de formação superior para que jornalistas, publicitários e relações públicas ocupem esses cargos na administração pública de Maceió. Agora só falta a sanção do Prefeito", afirmou a vereadora Tereza Nelma.
A lei de Tereza Nelma prevê que o poder Executivo Municipal faça a regulamentação legal no prazo máximo de 90 dias, enquanto a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió fará o mesmo definindo ainda os cargos efetivos, em comissão, assessorias e prestação de serviço temporário que exigem formação superior específica.
"Estamos corrigindo, pelo menos em parte, o desserviço social provocado pela decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a exigência de diploma universitário específico para o exercício da profissão de jornalista. A formação superior elevou, e muito, a qualidade do direito constitucional que todos temos a uma informação de qualidade", conclui Tereza Nelma.
A iniciativa que deve ser seguida por outros legislativos do País evitará que a decisão do STF acabe estimulando o compadrio e a picaretagem indiscriminada, pelo menos no setor público municipal.
Fonte: Sindicatodos Jornalistas de Alagoas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Augusto traz documentos da CPI das ONG

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na manhã de hoje, para informar que foi à Brasília (DF) para conversar com parlamentares da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs a respeito do repasse de recursos feito pela Petrobrás para ONGs, Oscip, Associações e Institutos.
“Fiz as contas e, só para o Estado de Sergipe, a Petrobras repassou mais de R$ 17 milhões. Isso é uma falta de respeito do PT com a entidade. Só para o Instituto e Creche Menino Jesus, em Aracaju, foram repassados R$ 440 mil de uma só vez. Para o mesmo Instituto em 2008, ano da eleição, foram repassados R$ 560 mil. Outro repasse que me chamou a atenção foi para o Planeta Show Produções e Eventos. Eu quero saber de quem é porque nem prestar contas dos R$ 250 mil, eles fizeram”, denunciou o democrata.
Augusto Bezerra ainda citou a “Fundação Municipal da Cultura, Turismo e Esporte de Aracaju que recebeu R$ 450 mil. Mas isso é na capital e no interior. Eu vou detalhar a lista de repasses, município por município, e depois vou trazer isso á tona. Só para a Beija Flor Eventos foi repassado R$ 1,3 milhão, para ela organizar o carnaval em vários municípios sergipanos. Em Pedrinhas, onde se coloca na justificativa, eu tenho certeza que o carnaval não recebeu esse patrocínio”, acrescentou.
“Jackson deve provar que deputados receberam dinheiro”, desafia Augusto.
Da Assessoria

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Machado diz que governo quer disparar tiro mortal no Velho Chico

O deputado José Carlos Machado (DEM) criticou na tarde de hoje, no plenário da Câmara, a proposta de diminuição da vazão do Rio São Francisco, que hoje é de 1.300 metros cúbicos por segundo, para 700 metros cúbicos por segundo a partir da barragem de Sobradinho. O projeto está em tramitação no Comitê de Monitoramento do Setor elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministro de Minas e Energia Edison Lobão. O objetivo é o de facilitar a economia de água da barragem de Sobradinho em períodos de seca, ou de dar uso ao crescente parque de geração termelétrico da região.
“Isso é mais um grande absurdo proposto por esse governo. Querem economizar água para a geração de energia às custas do sofrimento da população ribeirinha. Volto a destacar que a água é um dos mais importantes elementos da natureza. Para o homem ela se reveste de um caráter de imprescindibilidade, pois, sem a presença de água, não há vida. Com essa vazão mínima de 1.300 metros cúbicos por segundo a cunha salina já permite hoje que se pesquem peixes de alto mar a 40 ou 50 quilômetros da foz. É um dano ao meio ambiente”, disse Machado.
O democrata acrescentou que “faço um alerta, principalmente, para o governador Marcelo Déda, pois Vossa Excelência foi informado sobre essa possibilidade e até o presente momento não se manifestou contrariamente à morte definitiva do Rio São Francisco. Geração de energia é importante, mas isso não pode se sobrepor ao valor da vida humana, dependente do rio São Francisco, que se encontra ameaçada pelas baixas vazões liberadas por aqueles reservatórios”.
Machado lembrou também da falta de empenho do governo para tocar as obras de revitalização do Rio São Francisco. “Fala-se muito em revitalização, mas segundo os dados atualizados, dos quase 500 milhões de reais que constam no Orçamento de 2009 para obras de revitalização, menos 20% foram empenhados até esta data. Foram gastos muito menos dos 20%, o que mostra, de forma muito clara, que o Governo do Presidente Lula ,lamentavelmente, não tem compromisso com a revitalização do Rio São Francisco. O que ele quer é, com a obra de transposição, acabar com o Rio” assegurou.
Da Assessoria