FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estância levou ações de cidadania às mulheres do Povoado Curuanha



A manhã de sábado, 01 de outubro, foi especial para a comunidade do Povoado Curuanha. A Prefeitura Municipal levou as equipes do Projeto Ação das Mulheres de Estância (AME-SE), para oferecer serviços essenciais à comunidade, especialmente, às mulheres. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Ivan Leite e pela coordenadora da AME-SE, professora Adriana Oliveira.

Uma equipe composta de profissionais de saúde, médico, odontólogo, agentes comunitários, profissionais de educação, profissionais de embelezamento e músicos, estive presente para fazer daquele dia um momento diferente para aquelas pessoas.

As mulheres recebem tratamento especial: corte de cabelo, escova, manicure, pedicure; comumente, nem todas costumam ter acesso a esses serviços por morar distante ou por outras razões. Além dessas ações que elevam a auto-estima da mulher, o programa ainda oferece atendimentos médicos tais como: exames de lâmina, contra o glaucoma, de glicemia, vacinas contra tétano, hepatites; tratamento dentário, além de outros.

A coordenadora do projeto AME-SE, Adriana Oliveira, agradeceu as mulheres pela disponibilidade de estarem no sábado reunidas e por atender ao convite do prefeito Ivan Leite.  Os serviços foram estendidos também as pessoas dos povoados Queimadas, Sapucaia, Brejo, Barro, Moinhos, Raimundo Freire, Limeira e Periperi, reunidas no povoado Curuanha.

Em sua fala, a coordenadora da AME-SE enfatizou que dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, Estância tem um prefeito que foi eleito um dos melhores dentre os 50 prefeitos escolhidos. “Existem alguns sonhos que o prefeito Ivan Leite ainda não conseguiu realizar, mas outras tantas foram realizadas para o progresso de vocês”, reforçou.

Adriana ressaltou que a AME-SE é um projeto em que a Prefeitura traz para junto das comunidades os serviços que são oferecidos na cidade, objetivando estreitar ainda mais a relação entre o Poder Municipal e os munícipes, e, ainda, ouvir os anseios da população.

O projeto de Políticas Públicas para a Mulher trabalha a conscientização das mulheres por meio de palestras; um trabalho voltado para reduzir a violência praticada contra a mulher. Em suas preleções, Adriana enfatiza que as mulheres devem combater a violência doméstica, por meio da Lei Maria da Penha, por meio dos órgãos competentes, por meio do disque-denuncia. Nesses encontros é comum a presença masculina, o trabalho da AME-SE está sendo assimilado pelos homens, muitos manifestam adesão ao projeto.

O prefeito Ivan Leite, em sua fala de abertura, parabenizou a direção da escola municipal, na pessoa do professor Joel, pela conservação do prédio que foi submetido a reformas. Satisfeito, Ivan lembrou que ao visitar a cantina encontrou a geladeira cheia de alimentos da merenda escolar. “Quando foi que a Prefeitura teve esse cuidado com a merenda escolar? Nunca. Nos últimos sete anos nós temos a alegria de não ter deixado faltar merenda um dia se quer. As crianças estão ficando mais altas, mais fortes, por que têm alimentação correta todos os dias do ano letivo”, ressaltou.

O prefeito Leite lembrou que no passado muitos estudantes desistiam no meio do ano por que o ônibus faltava durante quinze dias e no ano seguinte acontecia a mesma coisa, até que o aluno desistia inteiramente.

“Nos últimos sete anos garantimos transporte, diariamente, para mais de quatro mil alunos; as linhas do transporte estudantil foram ampliadas em quase 100% e os treze mil alunos da rede municipal têm acesso a uma educação de qualidade, com escolas reformadas, ampliadas, com merenda escolar, laboratórios de informática e atividades desportiva. Mas, nós queremos ver nossas crianças bem encaminhadas no futuro. Alguém pode até questionar por que não foi construída uma praça, mas o que é mais importante, construir uma praça ou educar uma criança? Estamos plantando uma semente muito mais importante”, finalizou.

Nos encontros do projeto AME-SE, enquanto as mães são atendidas, equipes de pedagogos cuidam das crianças nas oficinas de brinquedoteca, de leitura, de pintura em gesso e de dança. Na culminância, todos aproveitam do momento para descontrair, ainda mais, ao som de música ao vivo. (Ascom - PME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!