FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Defensoria inaugura novas instalações e Núcleos da Central de Atendimento

A Defensoria Pública do Estado inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), as novas instalações de mais uma Unidade de Atendimento. Intitulada Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima – em homenagem a defensora pública que dedicou parte de sua vida na defesa do cidadão carente – a Central é a maior unidade de orientação, assistência jurídica e psicossocial da instituição, sendo responsável por grande número de atendimentos diários.

O ato contou com uma missa solene celebrada pelo padre Clodomiro Alves Rocha, que na oportunidade destacou o trabalho dos defensores públicos no desempenho de um papel importante na defesa dos mais carentes.
Após a execução do hino nacional, o defensor geral Raimundo Veiga desfez o laço de inauguração com a ajuda do presidente da OAB/SE Carlos Augusto Monteiro; do subdefensor Jesus Jairo Lacerda e do presidente da Adpese Sérgio Barreto Morais.
De acordo com Carlos Augusto, a Central é uma referência para o cidadão sergipano que não dispõe de recurso financeiro para a contratação de um advogado. “O papel da Defensoria é demasiadamente importante para a sociedade. É um seguimento da advocacia pública e, portanto, a OAB/SE não poderia deixar de comparecer a esse evento de caráter oficial ao cidadão com amplo espaço e pelos serviços que são executados”, destacou.
O presidente da OAB/SE lembrou da necessidade de um concurso para ampliar o quadro e teceu elogios à qualidade dos serviços oferecidos pela instituição. “A Defensoria vem melhorando sua qualidade e merece distribuir a carga de trabalho para que muitas pessoas, que ainda não são beneficiadas com a assistência jurídica, sejam contempladas. A ampliação do número de defensores é uma pretensão da Defensoria e da OAB/SE e, é preciso solicitar mais veemência e contundência do governador do Estado para que seja realizado um concurso público, tendo em vista que a população precisa desse serviço que é tão bem prestado pelos defensores”,ressaltou.

O defensor geral, Raimundo Veiga, falou da trajetória de vida e profissional dos homenageados e da nova conquista. “Os defensores públicos Diva Costa, José Luiz Trindade e Rubens Murilo Machado dedicaram muitos anos em prol dos assistidos e tinham a Defensoria Pública como segunda casa. Foram pessoas que ajudaram a escrever a história e que acreditavam no crescimento e no fortalecimento da instituição. Sinto-me honrado em poder inaugurar mais uma unidade de atendimento – uma conquista que vai beneficiar aqueles que não têm recursos financeiros para pagar um advogado – e de estar participando do processo de crescimento e evolução de uma inquestionável necessidade pública”, disse ao ressaltar que o novo espaço dará mais conforto e comodidade ao cidadão para resolver seus problemas.
Para a corregedora geral, Isabelle Peixoto, a Central simboliza um sonho realizado. “Nesta Central reunimos todos os Núcleos especializados da Defensoria, o que ensejará um atendimento mais direcionado e qualificado ao assistido, que é a nossa razão de existir. Pela primeira vez teremos sala para conciliação e o nosso auditório, que só reforçam a autonomia e crescimento da Defensoria Pública. Sinto-me feliz e honrada em participar desse processo de crescimento desta tão nobre instituição”, enfatizou.
O secretário de turismo e também defensor público Elber Batalha de Góes falou da importância dos serviços prestados e do processo de reestruturação após o advento da Lei Complementar. “A Central potencializa a função precípua da Defensoria que é o atendimento ao público, tornando-a mais próxima da população que é a razão de existir. Aqui serão prestados serviços de suma importância no viés da assessoria jurídica gratuita. Raimundo Veiga e os nobres colegas estão de parabéns pela transformação de qualificação de trabalho e do processo de reestruturação, galgando passos promissores no fortalecimento da Defensoria de Sergipe”.
“A inauguração marca um momento festivo para a Defensoria e população, pois está sendo entregue uma Central que vai oferecer conforto e celeridade na confecção das ações”, pontuou o subdefensor geral Jesus Jairo ao lembrar-se do esforço da Defensoria Geral e, principalmente, da Corregedoria na conclusão da obra.
Homenagem– Maria Aparecida Costa Lima, filha da saudosa defensora pública Diva Costa Lima, prestigiou a solenidade e traçou um pouco da história de sua mãe. “Eu cresci vendo minha mãe vivendo a Defensoria, por isso essa é uma homenagem justa. Enquanto defensora, ela sempre procurou atender quem precisava da Defensoria e dedicava sua vida ao que ela mais gostava de fazer, que era ajudar ao próximo através da assistência jurídica. Não era uma mulher com um coração, era um coração com uma mulher dentro, pois ela abraçava a causa de qualquer um como se fosse dela, ficava triste quando não conseguia e ficava feliz quando colaborava com a justiça. Era uma mãe maravilhosa, guerreira e uma profissional dedicada”, relatou emocionada.
Estrutura -A Unidade conta com um Auditório que ganhou o nome do Defensor Público Rubens Murilo Machado, um espaço em homenagem ao Defensor Público José Luiz Trindade Santos e 16 salas amplas que compõem o Centro Integrado de Atendimento Psicossocial e 10 Núcleos de Atendimento.
Núcleos- Acompanhamento de Prisões em Flagrante Delito e Inquéritos Policiais; Execuções Penais; Acompanhamento de Inquérito Administrativo; Defesa à Mulher; Defesa dos Direitos do Consumidor; Especializado da Criança e do Adolescente; Defesa dos Direitos Humanos e Promoção da Inclusão Social; Direito à Saúde; Organização e Gestão de Primeiro Atendimento e Articulação com os Movimentos de Bairros.
O evento contou com a presença do presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro; do secretário de turismo e defensor público Elber Batalha de Góes; superintendente regional do SESI, Acrízio Campos; presidente da Adpese, Sérgio Barreto Morais; secretário geral, Almo Britto; defensores públicos; familiares dos homenageados e demais convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!