FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novos membros do Conselho Superior da Defensoria são empossados

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe empossou na noite de quarta-feira  (16) os novos membros do Conselho Superior. Os empossados – que assumem o  mandato por dois anos – foram escolhidos pelos defensores públicos em eleição  realizada no dia 10 de abril.
 

Os conselheiros são responsáveis por  exercer as atividades consultivas, normativas e decisórias da instituição,  bem como velar pela observância dos princípios institucionais.
 
A nova composição é formada pelos  defensores públicos Edson Silveira Sobral, Antonio Carvalho da Cunha,  Vinícius Menezes Barreto, Anderson Amorim Minas e José Leó de Carvalho Neto.  Os membros natos ocupantes de cargos da administração superior da instituição  são o defensor geral, Raimundo Veiga; o subdefensor Jesus Jairo Lacerda e a  corregedora geral, Isabelle Silva Peixoto.

De  acordo com o defensor público Vinícius Menezes, o papel do Conselho é  regulamentar e fiscalizar internamente todas as ações da Defensoria Pública,  prestando auxílio ao defensor geral, subdefensor, corregedor e secretário  geral.  “O conselho é o alicerce  interno. É o órgão de representação da instituição que fiscaliza, consulta e  normatiza”, afirmou.
 
Após o juramento de posse os  defensores públicos foram homenageados com o Colar de Honra ao Mérito, a mais  alta Comenda concedida pela instituição. Na oportunidade, o presidente da  Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (Adpese), Sérgio Barreto Morais,  proferiu um discurso relembrando a trajetória profissional dos sergipanos  Tobias Barreto, Sílvio Romero e Fausto Cardoso, traduzindo-os de  inteligências brilhantes e almas combativas.

Sérgio Barreto lembrou o papel da  Defensoria Pública e o trabalho desenvolvido junto à sociedade. “A Defensoria  Pública está inserindo a população carente no processo de democratização da  Justiça, restabelecendo valores constitucionais há muito esquecidos pelo  poder público”, ressaltou. “O Conselho Superior da Defensoria foi encarecido  pela Lei Complementar que conferiu autonomia, tornando-se o órgão colegiado  mais importante da instituição”, completou.

O defensor geral, Raimundo Veiga,  destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido por cada um dos novos  membros. “Esse é um desafio que transcende as atividades diárias. Estou certo  de que os novos conselheiros estão cientes da responsabilidade”, assinalou.

Pela primeira vez eleito conselheiro,  o defensor público José Leó de Carvalho encara o novo desafio como mais um  passo na sua carreira. “Já galguei outros passos na área do direito e estou  satisfeito com essa nova missão, o que demonstra que a Defensoria Pública  está cada vez mais engrandecendo, tornando de concreto o que a Constituição  determinou. É uma satisfação poder fazer parte do Conselho, onde poderei  estar normatizando e dando consulta a Defensoria Geral no sentido de melhorar  e trazer a realidade aos anseios internos dos defensores públicos”, destacou.

Para o defensor público, Antonio  Carvalho da Cunha, integrar o Conselho é uma honra que se reveste de extrema  relevância para a Defensoria Pública. “Em minha atuação no Conselho, terei  como norte os princípios da legalidade, da isonomia e da razoabilidade. Meus  propósitos serão, entre outros, funcionar como porta-voz dos anseios dos meus  pares e me pautar visando sempre o fortalecimento da Instituição e à  otimização do serviço prestado à população carente do Estado”, disse.

Os defensores públicos Edson Sobral e  Anderson Amorim falaram dos desafios e da representatividade perante os  colegas. “Vamos ver o que podemos ajudar e dar apoio”, garantiu Edson. “É uma  missão que agrada e desagrada, mas estou preparado para o desafio”, pontuou  Anderson ao agradecer os votos dos colegas.
 
A solenidade contou com a presença de  autoridades, defensores públicos e familiares dos empossados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!