FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Preço da telefonia no Brasil sobe bem abaixo da inflação


Estudo mostra que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras
de serviços de telefonia estão sendo efetivamente transferidos 
para os usuários

Brasília, 17 - A telefonia no Brasil está pesando menos no bolso do consumidor e suas tarifas e preços têm subido muito abaixo dos índices oficiais de inflação. Estudo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), com base em dados do Banco Central dos últimos 13 anos, mostra que os preços dos serviços de telefonia celular subiram cerca de 30% menos que a inflação do período, medida pelo IPCA.


Esses números revelam que os ganhos de produtividade gerados pelas prestadoras de serviços de telecomunicações estão sendo efetivamente transferidos para os usuários, permitindo que mais brasileiros tenham acesso aos serviços e às facilidades que eles proporcionam. Nesse período de 13 anos, os acessos à telefonia celular cresceram 17 vezes, alcançando 264 milhões em março de 2013. E os da telefonia fixa passaram de 25 milhões para 44 milhões de linhas.

De acordo com o estudo, a inflação acumulada no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2013, registrada pelo IPCA total, foi de 83,7%, enquanto o índice da telefonia fixa ficou em 74,8% e da telefonia celular em 59,1%. 

Levando-se em conta os preços administrados por contratos e monitorados pelo governo a diferença é ainda maior, especialmente na telefonia celular, cujos preços subiram 37% menos. Alguns itens, como o óleo diesel (135,3%) e o bujão de gás (120,4%), subiram mais que o dobro da telefonia móvel. 

Em seu relatório trimestral sobre inflação, divulgado em março, o Banco Central projeta ainda uma queda de 2% neste ano para a telefonia fixa, enquanto a estimativa é de que a inflação deverá fechar o ano acima 5%. O último reajuste das tarifas da telefonia fixa, anunciado em janeiro, foi de 0,55%. Na telefonia celular, o preço médio do minuto caiu 18% em 2012, de R$ 0,21 para R$ 0,17.

Assessoria de Imprensa Telebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!