FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Marcelo Déda é homenageado, em Brasília, pelo Tribunal Superior do Trabalho

A comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho representa o respeito que a Corte tem pelo trabalho do governador e pela defesa que ele faz do Nordeste
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) concedeu ao governador Marcelo Déda a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-cruz, a mais alta com que pode ser distinguido um mandatário estadual. Ao lado de personalidades do mundo jurídico, político, artístico, diplomático, militar e desportivo, nesta quinta, 11, em Brasília, Déda disse sentir-se “honrado” e “feliz” com a comenda.

A solenidade, na sede do tribunal, revestiu-se de significado especial pela coincidência de três aspectos de sua biografia, pois 11 de agosto é “Dia do Estudante (e eu fui presidente do Diretório Central dos Estudantes), Dia do Advogado (e eu sou advogado) e dia em que se comemora o aniversário da Justiça do Trabalho (e eu comecei a minha carreira como advogado trabalhista e advogado de sindicato)”. Além disso, lembrou, este ano a Justiça do Trabalho, “considerada a justiça social brasileira, fruto das reformas implantadas por Getúlio Vargas”, completa 70 anos.

Unânime - “No momento em que ele [Getúlio Vargas] criou a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e com ela o direito do trabalho, imediatamente também criou-se a necessidade de se ter uma justiça especializada para conhecer e julgar as questões nascidas das relações entre o trabalhador e as suas empresas, entre o trabalhador e o empregador. Essa justiça, portanto, tem uma vinculação histórica com a evolução da sociedade brasileira, em especial com a evolução dos direitos sociais no Brasil”, completou.

Autor da indicação da insígnia, aprovada por unanimidade pela Corte, o ministro Augusto César Leite de Carvalho igualmente destacou o septuagésimo aniversário da justiça trabalhista. A comenda “representa o reconhecimento pela Justiça do Trabalho das personalidades, das pessoas que, em suas respectivas profissões, alcançaram um nível de respeitabilidade, um nível de consideração social, que justifica, neste ano em que a Justiça do Trabalho completa os seus 70 anos de instalação aqui no Brasil, uma homenagem especial daqueles que a fazem”.

O ministro, nascido em Aracaju, justificou sua indicação. “O nosso governador Marcelo Déda tem uma passagem radiosa no Parlamento brasileiro. É um tribuno reconhecido em todo o Brasil e hoje exerce com talento por todos conhecido a sua condição de governador do nosso Estado de Sergipe. Então, nada mais justo que ele fosse agraciado com a Ordem do Mérito concedida pelo TST”.

Defesa do Nordeste - Ao entregar a condecoração ao governador, o ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, também elogiou a escolha. “A medalha significava o respeito que a Corte Suprema do Trabalho no Brasil tinha pelo meu trabalho, pela minha militância, pela minha presença política, não apenas em Sergipe como no país”, descreveu Déda. Como deputado federal e sub-relator da reforma do Poder Judiciário, o governador evitou que a 20ª região da justiça trabalhista, com sede em Sergipe, fosse fundida com a da Bahia.

O governador destacou, ainda, a “excelente convivência que nós temos lá [em Sergipe] com o TRT, com parcerias frequentes, com a relação respeitosa, com relação de cooperação constante entre o Poder Executivo e a Justiça do Trabalho”. Dalazen, ao final da homenagem, disse que a comenda “é o reconhecimento do trabalho que [Déda] realiza pelo Nordeste, na condição de governador nordestino com a participação muito ativa na defesa dos interesses da região Nordeste”.

Por isto, reforçou o governador, a homenagem “é algo que me deixa profundamente emocionado. Eu diria de uma forma afetiva que esta é a minha Justiça, é a Justiça onde eu comecei a minha carreira de advogado e com a qual eu tenho as mais profundas relações profissionais, respeito de cidadão e carinho de político”.

Sergipanos -  Além de Augusto César de Carvalho, outros sergipanos prestigiaram a solenidade como o defensor público geral Raimundo Veiga, a presidente da Adpese, Gláucia Amélia e Simpliciano Fontes, ex-integrante da Corte“Sergipe é um estado que, ao longo da história, tem ofertado grandes talentos na área do Direito e, em especial, a presença dos sergipanos nas cortes e nos tribunais superiores de Brasília. É uma presença que enriquece o Direito brasileiro, que enobrece a Justiça e que constrói uma firme e sólida tradição jurídica”, afirmou o governador.
Fonte: SECOM/GOVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!