FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brenda, um exemplo de luta

Em agosto de 2014, a Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo da Saúde, conseguiu uma home care para Brenda Merielly Barbosa Bittencourt. A menina, que na época tinha apenas quatro anos, era portadora de encefalopatia crônica grave e hidrocefalia. 


Após a Defensoria Pública ter conseguido a Liminar, a justiça obrigou que o Estado instalasse uma home care em sua casa. Quando foi instalar a home care, tendo em vista a situação de pobreza da mãe, a empresa apontou que não poderia ser instalada, tendo em vista que o quarto teria que ter todas as condições para receber a aparelhagem. 

A partir daí, a Defensoria Pública, através da Assessoria de Comunicação, desenvolveu uma campanha com a ajuda da imprensa. Deus atendeu ao apelo e, no mês de setembro, o quarto da menina já estava todo reformado para receber a UTI. 

Brenda, que estava internada na UTI Pediátrica do Huse desde 2012, vinha lutando pela sua vida. No final do ano de 2014, recebi ligações da mãe Cátia Regina, que estava desesperada ao informar que o Huse pedia para que a mesma assinasse a transferência de Brenda para a enfermaria com a alegação de que ela já estaria bem e que não necessitava mais ficar na UTI. 

Ora, como uma criança com encefalopatia crônica grave e hidrocefalia, que não podia viver mais sem aparelhos, poderia sobreviver numa enfermaria? A pergunta que não quer calar: Porque eles queriam tanto transferir a menina?
Com receio de transferirem Brenda para enfermaria e por temer pela vida da criança, Cátia reduziu as visitas e mandou que parentes fossem ver a menina até que conseguisse levá-la para casa.
Após ter se negado a transferir Brenda para a enfermaria, Cátia foi surpreendida com uma ação por abandono de incapaz. Como uma mãe que luta pela vida da filha, pede ajuda e é acusada por abandono de incapaz?
Hoje, recebi a triste notícia da morte dessa menininha, que deixou um exemplo de que não importa se é incapaz, se é portadora de hidrocefalia, mas que todos têm direito à vida!
Se houve negligência, que Deus puna os verdadeiros culpados, porque infelizmente jamais iremos provar se Brenda foi para o céu no seu tempo ou se alguém antecipou a sua morte.  
Aqui, fico com as aspas da mãe: “Meu maior sonho é trazê-la para minha casa e ficar perto de minha filha. Há dois anos não sei o que é dormir e sofro quando tenho que ir visitá-la no hospital, mas nunca vou desistir dela”, Cátia Regina Coelho Barbosa.

Que a lição de Brenda toque o coração de todos!  

Débora Matos – Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!