FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mutirão da Defensoria Pública solucionou questões de saúde e direito de família

O defensor geral, Raimundo Veiga, acompanhou o Mutirão
A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo da Saúde e Núcleo de Primeiro Atendimento, realizou na manhã de quarta-feira, 6, um mutirão de atendimento para ajuizamento de ações relacionadas a questões de saúde, direito de família e possessórias.


Isabelle Silva Peixoto em entrevista à imprensa
Segundo a corregedora, Isabelle Silva Peixoto, o mutirão visa aproximar a população da instituição e evitar demandas reprimidas no Estado em virtude do número reduzido de defensores públicos. “Nossa intenção é crescer ações como estas para evitar uma demanda reprimida decorrente da falta de defensores públicos. Além disso, mutirões como este são importantes para aproximar o cidadão da instituição”, disse. 

O defensor público Eduardo Cação
A população contou com uma grande estrutura composta de 14 defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais. “Disponibilizamos uma equipe para atender e ajuizar dezenas de ações de cidadãos que não conseguiram resolver o seu problema administrativamente. Esperamos atender mais de 200 assistidos, que corresponde ao dobro de atendimentos diários na Central”, ressaltou Isabelle Peixoto.

A assistida Carla Valença
A dona de casa, Carla Valença, disse que procurou a Defensoria para conseguir um hormônio de crescimento para o seu filho Guilherme Valença, de apenas 11 anos. “Fui orientada pela médica do Centro de Atenção a Saúde de Sergipe (Case) para procurar a Defensoria. A estatura do meu filho é abaixo da média e se não tomar o hormônio HGH antes da puberdade, meu filho não vai se desenvolver. O remédio custa em média R$ 8 mil e ele tem que tomar uma injeção por dia, mas não tenho como arcar com essa despesa em virtude das minhas condições, por isso vim recorrer a Defensoria. Tenho fé em Deus e nos defensores públicos”.

Dona Maria Eurides sofre de bursite e precisa de uma cirurgia
A aposentada de 73 anos do município de Pacatuba, Maria Eurides da Cunha, ingressou com uma ação para tentar uma artroscopia no ombro direito. “Tenho bursite e faço tratamento, mas as dores são tão fortes que sequer consigo levantar os braços. Não tenho condições de pagar uma cirurgia, por isso procurei um defensor público porque acredito que a Defensoria irá me ajudar”, se emociona.

A defensora pública Augusta Bezerra
Mãe aos 16 anos, Wilza Dalva contou que o pai da criança não paga pensão desde o nascimento do seu filho. “Têm dois meses que meu filho não recebe um centavo e minha mãe é que me ajuda. Ele registrou o menino, mas não paga pensão. Estou aqui para exigir os meus direitos e confio na Defensoria”.

Para o defensor público e integrante do Núcleo da Saúde, Eduardo Cação, o mutirão é uma forma de solucionar as questões de uma maneira mais rápida. “O Núcleo engloba todo e qualquer procedimento relacionado à saúde, enfocado diante de uma negativa de obtenção junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mutirão, muitos assistidos terão suas ações ajuizadas com mais celeridade”, destacou. “Solucionamos praticamente cem por cento dos casos, havendo apenas um ou outro com indeferimento de liminar”, completou.

Dona Sinedite Maria de Jesus Santos precisa urgente de uma cadeira de rodas para seu filho, Marcos Vinícius de Jesus Santos, que sofreu paralisia cerebral aos cinco dias de nascido. “Ganhei uma cadeira de rodas quando meu menino tinha um ano, mas hoje ele tem 7 e não está dando mais porque ele cresceu. A fisioterapeuta disse que a cadeira pode prejudicar a coluna, por isso tenho esperança de que aqui poderei conseguir, uma vez que recorri a prefeitura de Socorro desde o mês de junho e eles não me ajudaram até agora”, desabafa.

Serviços – Durante o mutirão a população pode solucionar problemas de usucapião, pensão alimentícia, inventário, divórcio, reconhecimento de paternidade, medicamentos, procedimentos cirúrgicos, órteses e próteses, exames, segunda via de documentos, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!