FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PMA define medidas de proteção devido ao risco de chuvas




Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) promoveu uma reunião com diversas secretárias envolvidas com as questões ligadas à prevenção, resolução e proteção dos cidadãos aracajuanos que, porventura, venham a se encontrar em situação de risco em virtude das fortes chuvas esperadas entre os próximos dias. O objetivo do encontro foi para lembrar a importância de estar em alerta e reforçar o Plano de Contingência elaborado no mês de abril.

"A ideia é que nós pudéssemos unir todos os órgãos da prefeitura, que estão de algum modo envolvidos na questão das ações de defesa civil, e com esse diálogo aliar o plano de contingência que já foi elaborado no início do ano, para que nós estivéssemos adotando ações preventivas para minimizar os riscos e os problemas causados a população. Várias ações foram traçadas aqui hoje, que são elencadas e cada secretaria e órgão trouxe sua contribuição e isso ficou muito claro o papel de cada uma. A ideia é que tenhamos todo o anteparo para que possamos atender a população nesse período", explica a secretária Georlize Teles.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Reginaldo Moura, esse encontro foi para entrar em consenso com outras entidades e visualizar quais estruturas possuem, para com isso atender as a especificidades da capital em época de chuva. "A intenção dessa reunião é atuar preventivamente e saber que, numa área de risco, pode-se atuar prevenindo perda de bens e de vidas, mas caso aconteça algum fenômeno inesperado, possamos agir na reparação dos mesmos. Avaliamos a ação do que município está fazendo para prevenir no combate aos efeitos da chuva, preocupados com as ações de que cada secretaria precisa trabalhar e foi promovida aqui uma união para trabalharmos juntos", diz.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal, essas ações promovidas pela PMA são de grande valia. "Foi uma reunião muito proveitosa, em que os órgãos da prefeitura se posicionaram dentro das suas atribuições. Evidentemente para você evitar enchentes, no trabalho que diz respeito à Emsurb, por ser um trabalho voltado para você limpar os canais. Preventivamente a limpeza dos canais é um serviço fundamental e temos que fazer isso preventivamente para poder evitar essas cheias existentes aqui em Aracaju e que ocorra com uma menor intensidade", avaliou.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, é dever de todo o corpo que compõe a prefeitura cuidar da população. "A prefeitura como um todo tem uma obrigação de participar, porque a razão da existência da prefeitura é administrar a cidade, foi para isso que o povo elegeu o prefeito e o mesmo elegeu cada um dos seus auxiliares. Numa situação como essa, em que há um fato extraordinário do excesso de chuva e que causa extremos transtornos a população é evidente que todos os órgãos da prefeitura se unam, porque as prioridades têm que ser definidas de forma correta. Quando há uma necessidade premente da cidade tudo mais perde a importância, pois a prioridade passa ser o atendimento a população, mesmo até com eventuais paralisações de obras e isso é fundamental", conclui.

Também presente, a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, informou que a Prefeitura está se preparando também para o caso de enchentes que provoquem a existência de desabrigados, promovendo o apoio imediato de abrigos e assistentes sociais. A secretária municipal de Comunicação estará em alerta permanente para divulgação de avisos à população, bem como realizar campanhas informativas e intermediar o acesso dos gestores com a imprensa.  A secretária adjunta de Educação, Osvaldina Cruz, também colocou a pasta à disposição para o que for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!