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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Áreas rústicas brasileiras servem ao turismo rural profissional e atraem a atenção dos viajantes


Durante a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no Rio de Janeiro, o IDESTUR - Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural mostrou que o segmento, profissional, atrai a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros e pode adicionar diferencial à oferta turística nacional

O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) participou do 40º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no último dia 26 de outubro, com a palestra “Turismo Rural - um jeito diferente e charmoso de conhecer o Brasil”. O treinamento, conduzido por Andreia Roque, Presidente do IDESTUR, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no complexo de eventos Riocentro, na sala 10 da Vila do Saber e apontou que o Turismo Rural não é mais uma tendência de futuro; contrariamente, trata-se de uma realidade presente e que, apesar do caráter rústico, é altamente profissional. Agentes de viagem, imprensa e demais interessados de Estados como São Paulo, Ceará, Piaui, Rio de Janeiro e Espírito Santo estiverem presentes na palestra.


Andreia, que também é CEO da Brasil Rural Turismo de Experiência, considera que o turismo rural pode ser a cereja do bolo dos pacotes turísticos nacionais porque adiciona às regulares ofertas – normalmente voltadas ao sol e praia - “o um dia a mais”. Contudo, aponta que o turista estrangeiro, quando procura pelo turismo rural, opta por roteiros mais longos e completamente focados nas atividades naturais, sendo este um objetivo que o mercado nacional poderá buscar.

Andreia Roque exaltou em sua exposição algumas ilhas de excelência, como as tradicionais regiões sul e sudeste do Brasil. Neste caso, alguns dos exemplos são o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Rota do Café, no Paraná, o agroturismo capixaba e os roteiros de experiência de Minas Gerais - das montanhas do Sul de Minas até a Estrada Real. Além disso, pode-se desbravar o Brejo, Cariri e Sertão Paraibano, os Quintais de Goiás do Centro-Oeste e as Sensações Rurais do Pará, chegando ao Seridó do Rio Grande do Norte”, disse Andreia.

A presidente do IDESTUR ressaltou também em sua palestra que o agente de viagem tem papel preponderante na apresentação desta vertente do turismo como uma possibilidade de fato atrativa, tanto quanto acredita que a ABAV permite a construção do relacionamento entre a atividade, o mercado e um dos seus atores mais fundamentais, o agente, de maneira efetiva.

Finalmente, Andreia lembrou que no último evento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o 38º Encontro Comercial BRAZTOA, com o apoio da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), o IDESTUR e o SEBRAE Nacional promoveram a 4º Rodada Nacional de Turismo Rural, com a presença de produtos rurais brasileiros representando 15 estados da federação e que, em contato com 18 das mais importantes operadoras de turismo no país, garantiu a realização de negócios que somaram mais R$ 6,5 milhões, um incremento da ordem de 90% comparado à rodada de negócios de 2011.

Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) O IDESTUR, Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural, é uma entidade sem fins lucrativos, interligada a uma rede intercontinental de organizações afins, cujos objetivos são a promoção do turismo no espaço rural, bem como de seu patrimônio ambiental, histórico, cultural e artístico. Além disso, o IDESTUR planeja, incentiva e orienta a implantação de atividades do turismo no espaço rural, tanto quanto estabelece intercâmbio com associações representativas dos diferentes elos da cadeia produtiva do trade turístico, no Brasil e no Exterior, visando a consecução de objetivos comuns. Ainda, o IDESTUR organiza, participa e realiza congressos, exposições e eventos congêneres em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, voltados à promoção e valorização do meio rural, apoiando a difusão de manifestações culturais. O IDESTUR tem como presidente Andreia Roque, engenheira agrônoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que tam bém ocupa a mesma posição na Associação Paulista de Turismo Rural (ABRATURR-SP). Andréia Roque é sócia-proprietária da Brasil Rural Operadora de Experiências e consultora para as Américas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os e-mails de contato de Andreia Roque são: andreia@brasilrural.tur.br e info@idestur.org.br.

Da Assessoria 

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