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quarta-feira, 26 de março de 2014

Jornal impresso é campeão de confiança no Brasil, revela pesquisa Ibope

A pesquisa mostra que a população confia mais no jornal impresso do que no rádio, na televisão, revistas, mídias sociais ou blogs

Na hora de confiar na informação que está vendo ou lendo, o brasileiro acredita mesmo é no jornal impresso. Interessada em saber quais os veículos em que a população tem mais confiança, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) encomendou uma pesquisa ao Ibope e o resultado final revela: 53% das 18.312 pessoas ouvidas pelo instituto, 53% delas afirmaram que confiram “sempre” ou “muitas vezes” nas notícias veiculadas pelos jornais impressos.


O Ibope também questionou as pessoas sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).

No resultado geral – que engloba as notícias e propagandas - os jornais são campeões de confiabilidade, acima do rádio (50%), da televisão (49%) e das revistas (40%). O índice mais baixo de confiança fica com a internet: só 28% dos entrevistados dizem confiar sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas em sites. E os veículos que o brasileiro confia menos são as redes sociais (24%) e a “lanterna” fica com os blogs, com apenas 22% de confiabilidade pelo povo brasileiro.

Contratado por meio de licitação, o Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a “Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. De acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.


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