FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MENINOS E MENINAS DA VIDA

Crônica publicada originalmente no dia 18.02.1992, no Jornal Feira Hoje, em Feira de Santana/BA
  
Era tudo silêncio, como se um pacto sinistro contra a dignidade humana tivesse sido celebrado entre o conjunto da sociedade e os seus dirigentes. Um silêncio tenebroso e mordaz. Éramos cúmplices de um genocídio, que ardilosamente se tentava esconder, éramos atores do teatro do mar de lama. Até que esta semana um grande jornal de São Paulo resolveu denunciar a farsa em que estávamos mergulhados e mexer na ferida, divulgando uma série de reportagens a respeito do inferno da canalhice: a prostituição de menores nas cidades brasileiras.


        São prostitutas e prostitutos de 9, 10, 12 anos de idade; rapazinhos que se vem por um pão, por uma lata de cola ou por um punhado de maconha; são meninas que trocam a virgindade por um boneca ou por prato de comida; são moçoilas  das classes médias que se prostituem por um vestido, um perfume francês ou apenas um mil cruzeiros.

        Esses episódios não ocorrem ou ocorreram na Roma dos tempos de Petrônio ou foram retratadas no "Satiricon" ou mesmo nas ruas da Itália nos idos de Pier Paolo Pasolini. Não são cenas extraídas de algum livro de Jean Genet ou Truman Capote. É a realidade crua de grande parte das cidade do país chamado Brasil.

        Algum leitor desavisado poderá pensar que estamos demasiadamente catastróficos ou então melodramáticos, que somos apátridas, impatrióticos ou que queremos desmoralizar a imagem do nosso país e o nosso povo, que por certo estaríamos a falar não do Brasil, mas de Bangladesh,  Bhopal, Hong Kong, Uganda, Tanzânia ou Nova Dehli e não das cidades de Belém, Imperatriz, Manaus, Itabuna, Salvador e Feira de Santana. É doloroso afirmar, no entanto, que o leitor descrente ou desavisado, talvez não se dê conta de que aqui mesmo nas nossas cidades brasileiras meninas e meninos estão a venda.

        Os banheiros das rodoviárias, algumas corredores de galerias, cinemas, e as principais avenidas de quase todas as cidades são pontos privilegiados para a comercialização de corpos juvenis. Negarmos esse estado generalizado de amoralidade é sermos calhordas ou canalhas.

        O comércio de corpos é uma atividade comercial muito promissora e que se desenvolve velozmente no país, segue o rastilho da miséria ou da ânsia de ascensão social.

        É preciso não apenas denunciar esse estado de coisas, mas se indignar, mesmo que a indignação nem sempre conduza ou desemboque em ancoradouros libertários, não obstante a indignação é o único sentimento que resta para que permaneçamos Humanos.

        Infelizmente toda essa degradação moral está a transformar a maioria dos homens em resignados, em conformistas, em verdadeiros símios. As relações sociais se tornaram meros gestos de oportunismo. Ante a esse descalabro devemos recobrar a sanidade e nos posicionarmos firmemente ao lado dos indignados, afim de que possamos, ainda, ostentar a denominação de "homo sapiens"


MIGUEL DOS SANTOS CERQUEIRA, então comerciário, estudante de administração na UEFS, atualmente Defensor Público no Estado de Sergipe.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!