FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Com investimento de R$ 5,4 milhões, O Boticário na Dança anuncia projetos que apoiará em 2014

Trinta e nove iniciativas, de 14 estados brasileiros, serão apoiados pela plataforma de patrocínio da marca no próximo ano

O Boticário se consolida como um dos maiores apoiadores da dança no Brasil e divulgou no dia 1º de outubro, os 39 projetos que receberão recursos da empresa durante o ano de 2014. Ao todo, a marca destinará R$ 5,4 milhões via leis de incentivo a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte – como livros e vídeos. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e a valorização da dança como expressão artística no país, O Boticário na Dança expande no próximo ano sua plataforma de patrocínios, lançada em 2013, chegando a 14 estados brasileiros.



“O patrocínio a projetos culturais é uma forma de abrir oportunidades, disseminar conhecimento e contribuir o desenvolvimento da sociedade. Como marca, temos a oportunidade de investir em projetos que tem grande sintonia com O Boticário. A dança tem tudo a ver com a nossa marca, que acredita no poder transformador da beleza. O movimento está no nosso DNA e, abraçando a dança, temos mais uma forma de mostrar quem somos e o que fazemos, os nossos valores”, diz a diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell. “Estamos trabalhando fortemente para que 2014 seja o ano desta arte no Brasil e que essa onda se propague cada vez mais.”
            
Os primeiros passos da plataforma de marketing cultural foram dados em 2013 com o apoio aos grupos Mimulus e Primeiro Ato, de Minas Gerais, ao Festival Internacional Viva Dança e o Festival de Joinville e a realização da primeira edição do Festival O Boticário na Dança – em maio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Agora, a empresa amplia significativamente seus investimentos contemplando ações dos mais variados portes em 14 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. “Um dos nossos objetivos com a plataforma é contemplar o vasto panorama da dança e suas múltiplas vertentes nos mais diversos cantos do país”, diz Ana.

Os projetos, previamente aprovados pela Lei Rouanet ou legislações estaduais de incentivo, foram inscritos no edital de O Boticário em maio e junho deste ano  e analisados por uma comissão formada por profissionais de O Boticário e consultores externos.

 Projetos contemplados
Festivais e mostras

  • I Mostra internacional de Dança – Imagens em Movimento a céu aberto (Ribeirão Preto / SP): evento de videodança em telões a céu aberto, com transmissões durante três dias.

  • Horizontes urbanos - Festival Internacional de Dança em Espaços Abertos (Belo Horizonte / MG): evento que apresenta espetáculos de dança especialmente concebidos para o ambiente urbano, estabelecendo a integração da arte com a arquitetura. Faz parte da rede internacional "Ciudades que Danzan", ligada à Associación Marató de L´Espectacle sediada em Barcelona. A interferência coreográfica nas ruas pretende criar no público um novo olhar sobre a arquitetura da cidade onde se vive rotineiramente.

  • VIVADANÇA Festival Internacional - 8ª Edição (Salvador / BA): evento anual, realizado durante todo o mês de abril. No calendário de festivais de artes cênicas mais renomados, a grade de programação do VIVADANÇA inclui espetáculos internacionais e nacionais, oficinas, exposições, mostra de Hip Hop e mesas redondas, reunindo um público estimado de 20 mil espectadores.

  • Festival Nacional de Dança – Ballace (Camaçari / BA): realizado entre os meses de maio e junho, o evento apresenta vídeos, performances e feira de artigos de dança.

  • Mostra Paranaense de Dança 2014 (Curitiba / PR): festival que reúne trabalhos de escolas, academias e grupos dos mais variados estilos de dança e faixas etárias do Paraná.

  • FIH2 - Festival Internacional de Hip Hop (Curitiba / PR): com 11 anos de atuação, o evento reúne dançarinos, professores e coreógrafos do Brasil e do exterior, com a intenção de aprimorá-los profissionalmente, por meio de competições, mostras, oficinas e palestras.

  • Jason Jana & Friends 2014 (Curitiba / PR): o renomado sapateador Jason Jana vem ao Brasil dividir o palco com os profissionais brasileiros. Serão selecionados dez trabalhos de autoria de coreógrafos que dançarão ao lado de Jason.

  • Paralelo 16° - Mostra de Dança Contemporânea - 6ª Edição (Goiânia / GO): mostra não competitiva, que propõe a apresentação de espetáculos e a realização de oficinas de dança contemporânea, selecionados por meio de uma curadoria especializada.

  • V MOVA-SE Festival de Dança: Solos, Duos e Trios (Manaus / AM): caracterizado por ser o único do gênero, destinado à pesquisa, experimentação, reflexão em arte/dança contemporânea, dentro do atual contexto cultural amazônico. Tem por objetivo a promoção da dança contemporânea e outras artes performativas. Para isso, trabalha e ocupa arquiteturas diferentes da cidade: tanto edifícios cênicos (teatros), como espaços públicos (composição de paisagens urbanas).

  • Rede Nordeste de Dança – RENDA (Natal / RN): consiste na união de três festivais realizados no Nordeste: Mostra Brasileira de Dança (PE), Encontro Nacional de Dança Contemporânea (RN) e Festival de Inverno de Campina Grande (PB). O evento tem o objetivo de promover a dança nacional e internacional na região Nordeste e mostrar os valores e a riqueza desta arte, fomentar negócios, gerar oportunidades para artistas, companhias, programadores e produtores.

  • Festival de Joinville (Joinville / SC): dentro ou fora do palco, trata-se de um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que completa 32 anos em 2014, o Festival reúne milhares de bailarinos e amantes da dança de todo o país e do exterior.

  • Festival O Boticário na Dança (Rio de Janeiro / RJ): festival internacional de dança contemporânea, realizado durante uma semana no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Auditório Ibirapuera (São Paulo) e Teatro Guaíra (Curitiba). A escolha do elenco é feita por uma curadoria especializada, formada por brasileiros e estrangeiros. A edição de 2014 será desenvolvida à luz do bem sucedido Festival O Boticário na Dança de 2013. O evento será realizado anualmente, incluindo o Brasil no circuito internacional das principais companhias do mundo. Além das apresentações, o projeto prevê uma programação paralela de workshops com coreógrafos internacionais e palestras para estudantes e amantes da arte.

Companhias de dança

  • Cisne Negro Cia de Dança (São Paulo / SP): a produção deste projeto tem como objetivo levar coreografias do repertório da companhia, inéditas ou não, com traços de diferentes coreógrafos, nacionais e internacionais, mostrando um repertório diversificado, versátil, com propostas e estilos distintos, que atinge as mais diferentes camadas de público, tanto no que diz respeito à faixa etária quanto ao segmento social e educacional. Serão 18 espetáculos gratuitos que apresentarão as coreografias Revoada, Trama e Sra. Margareth.

  • Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti (São Paulo / SP): o objetivo deste projeto é trabalhar a formação de novas plateias, levando gratuitamente um espetáculo flamenco brasileiro à população em geral.

  • Raça Cia de Dança de São Paulo apresenta Fidelity e Caminho da Seda (São Paulo / SP): trata-se das apresentações, em São Paulo, dos espetáculos Caminho da Seda e Fidelity. Ao longo de três meses serão realizadas duas apresentações por semana, uma voltada para instituições carentes e outra a preços populares.

  • Grupo Divinadança (São Paulo / SP): em 2014, um coreógrafo será convidado a criar uma coreografia, além de uma apresentação assinada pela diretora do Grupo. Todos os espetáculos serão compostos por duas obras, mantendo assim uma característica do Divinadança de ampliar o acesso do público a diferentes visões contemporâneas por meio dos distintos criadores.

  • Cultura de Paz e a Coexistência no Centro da Cultura Judaica II (São Paulo / SP): consiste na celebração da cultura, atravessando as diversas linguagens e expressões culturais que compuseram sua programação dos últimos anos por meio de duas apresentações do espetáculo Clarabóia e outras performances.

  • Permanência - Grupo de Dança Primeiro Ato (Belo Horizonte / MG): os recursos manterão a infraestutura da companhia e as atividades regulares de pesquisa, criação artística e aperfeiçoamento técnico dos bailarinos.

  • Mimulus, 2013 (Belo Horizonte / MG): prevê a circulação de espetáculos do repertório da companhia pelo Interior de Minas Gerais, a pesquisa de novos temas para futuros espetáculos, ações de formação de público, de formação de novos bailarinos e de difusão do conhecimento.

  • Montagem e circulação do espetáculo "Quando efé", da Cia. Fusion de Danças Urbanas (Belo Horizonte / MG): consiste na pesquisa, elaboração e circulação em âmbito estadual de um espetáculo de dança que tem como tema a cultura mineira em associação com a cultura Hip Hop. O projeto terá duração de 12 meses que serão destinados à pesquisa, elaboração, estreia e circulação por seis cidades mineiras.

  • Circulação Quinck Cia de Dança 2013 (Nova Lima / MG): trata-se de um espetáculo de dança/teatro, que representa um marco no trabalho desenvolvido pela companhia, pois rompe com o modelo convencional do palco italiano, com cenários vivos. A apresentação integra aos espaços públicos de cada cidade.

  • Entre Companhias (Belo Horizonte / MG): turnê para apresentação do espetáculo Conatus - A essência do Ser. A companhia é formada por 10 integrantes, sendo que seis são portadores de necessidades especiais. Na montagem, eles atuaram como intérpretes-criadores, buscando gerar novos sentidos e formas para suas vivências e experimentações. Esta atuação possibilita vivenciar estados esquecidos da alma, valorizando e aprofundando a expressividade do corpo.

  • Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente (Belo Horizonte / MG): o objetivo deste projeto é manter e promover uma programação voltada especialmente para a dança contemporânea. Além disso, prevê a circulação dos espetáculosMurundo, da coreógrafa Dudude Herrmann, e do infantil De esconder para lembrar, de Denise Stutz. O Ambiente dedica-se a formação e aprimoramento de novos criadores da dança, a formação de público e a difusão, reflexão e promoção da dança contemporânea mineira.


  • Núcleo Vila Dança (Salvador / BA): Da Ponta da Língua à Ponta do Pé é um espetáculo voltado para crianças e adolescentes. A ideia do projeto nasceu do objetivo de ao público jovem um pouco de conhecimento sobre a dança. O espetáculo faz uma viagem desde a pré-história, passando pelos rituais religiosos da antiguidade e salões da nobreza europeia, até chegar às danças contemporâneas.

  • Balé Folclórico da Bahia - “Circulação Norte – Herança Sagrada” (Salvador / BA): consiste em seis apresentações do espetáculo Circulação Norte – Herança Sagrada nos estados do Norte e Nordeste. A programação prevê ainda a participação de jovens das comunidades nos ensaios e encontros com a companhia.

  • Lamira na Rua – Circulação (Palmas / TO): o projeto consiste na circulação do espetáculo de dança na Rua do Repente, cuja poética é elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular.

  • Gira Dança - Circulação Nordeste (Natal / RN): trata-se de uma iniciativa para promover o espetáculo Proibido Elefantes. Faz parte do programa de democratização da produção artística desenvolvida pela companhia norte-rio-grandense.

  • Don Quixote pelo Brasil (Goiânia / GO): o projeto visa apresentar o balé de repertório inspirando no Don Quixote, criado no século XIX.

  • 15 Anos "PULSANDO" 2 e 3 (São Luís / MA): projeto comemorativo da Pulsar Cia de Dança, que vai promover oficinas para a formação e o aperfeiçoamento de bailarinos e atores, além de apresentações de espetáculos do repertório da companhia e de grupos convidados. 

  • Ballet de Londrina - 20 anos de História (Londrina / PR): prevê apresentações de A Sagração da Primavera e a vinda ao Brasil do espetáculo Cabaré dos três vinténs, do Studio Théâtre de Stains, de Paris. Com estas ações, potencializará a troca de experiências entre bailarinos de outras companhias.

  • Espetáculo Balé Teatro Guaíra (Curitiba / PR): esta companhia produzirá e apresentará mais um grande espetáculo de dança, priorizando um repertório contemporâneo, com uma criação que expresse novas linguagens e a versatilidade cênica. Ao todo, serão 10 apresentações no Centro Cultural Teatro Guaíra.

  • Naipi e Tarobá (Curitiba / PR): espetáculo de dança que utilizará técnicas do jazz e da dança contemporânea para contar a Lenda das Cataratas do Iguaçu. Serão realizadas três apresentações na cidade de Foz do Iguaçu, em palco aberto, montado em praça pública. Além de enaltecer esta que é uma das sete maravilhas da natureza, o espetáculo busca transmitir a identidade cultural e social, além dos costumes e valores dos Índios Caingangues, habitantes daquela região.

  • As Canções que você Dançou para Mim (Rio de Janeiro / RJ): apresentações do espetáculo As canções que você dançou pra mim, dirigido e coreografado por Alex Neoral.

  • Malma Companhia de Dança - Montagem 2013 (Novo Hamburgo / RS): o projeto prevê a criação e a produção de um espetáculo inédito da companhia, além de dez apresentações em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Também tem por intenção promover ensaios abertos a aproximadamente três mil estudantes da rede pública de ensino, ONGs e projetos socioculturais.

Formação

  • CIA DANÇAVIDA - Sistematização do Processo Inventivo na Criação (Ribeirão Preto / SP): o projeto vai desenvolver ações em três focos principais do trabalho: artístico, formação e pesquisa em dança contemporânea e a difusão da dança com as apresentações e oficinas gratuitas em parques, escolas públicas e núcleos assistenciais e workshops.

  • Cia de Dança de Paracuru (Paracuru / CE): prevê a manutenção e criação de um espetáculo para a companhia.

Multiexpressão

  • Conectedance Vídeos 2 (São Paulo / SP): o projeto é formado por 24 vídeos produzidos no decorrer de um ano. Todos serão postados no website www.conectedance.com.br. Os vídeos têm como foco grupos e espetáculos da programação da cidade de São Paulo. Este material representa um acervo importante para visitação, pesquisa e apreciação da dança, contribuindo para a formação e ampliação de plateias e difusão de informações sobre a área.

  • Livro Balé Folclórico da Bahia - 25 Anos (Salvador / BA): elaboração e produção do livro. O projeto visa criar um levantamento histórico da companhia e disponibilizará gratuitamente o material para universidades, instituições culturais e estudantes de artes em geral.

  • Endança - 33 Anos Depois (Brasília / DF): o projeto, de caráter memorial, consiste na publicação de um livro de fotos que aborda a gênese do grupo EnDança (1980-1996), companhia independente, contemporânea, precursora em Brasília de uma linguagem autoral singular que lhe valeu prestígio internacional, tornando um ícone de sua época.
  
Sobre O Boticário

Inaugurado em 1977, em Curitiba/PR, O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil. A empresa conta com mais de 900 franqueados e 3.600 pontos de vendas em cerca de 1.700 cidades brasileiras. Seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!