FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

sexta-feira, 13 de maio de 2011

'Unidos pela Vida' alerta sobre o aumento de casos de câncer no pulmão em mulheres

Intensificando as ações pela capital sergipana, a Caravana ‘Unidos pela Vida' chegou até a feira do bairro Santos Dumont, zona Norte de Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 12. O mutirão procura arrecadar o maior número de assinaturas, encaminhar para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no final do mês de maio e mostrar a vontade do povo sergipano em ter um local específico para o tratamento do câncer.

Muitos moradores foram até o local onde o grupo estava instalado e, mais uma vez, demonstraram apoio à construção do Hospital do Câncer em Sergipe. Até aqueles que não iriam fazer compras fizeram questão de passar na barraca e participar do abaixo-assinado. Foi o que fez a autônoma Maria dos Santos Alves antes de ir para o hospital acompanhar a sogra, de 56 anos, que está fazendo tratamento para combater o câncer no pulmão. "Vi na televisão o comercial e pedi para o meu marido passar por aqui, pois acho muito importante ter um espaço para tratar de um mal que está invadindo a casa de muita gente. Hoje já está sendo comum ouvir histórias de um conhecido com parente ou amigo com essa doença", fala.
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer, mostra que a sogra de Maria faz parte da estatística informando que o câncer de pulmão está se tornando um caso comum no Brasil e em mulheres o número é crescente. De acordo com o Inca, são estimados mais de 27 mil novos casos em 2011. Apesar das campanhas antitabagismo, as mulheres estão fumando mais. Outra pesquisa divulgada pelo Hospital do Câncer de São Paulo, mostra que, nos anos 80, havia uma mulher para cada cinco homens com câncer de pulmão. Atualmente, há uma mulher para cada 2,5 homens e o que preocupa os profissionais da área é que essa diferença pode diminuir.
O administrador Carlos Santana, acredita que esses números servem como um alerta para a população em geral, não só as mulheres. Ele conta que mesmo com as ações de incentivo para largar o vício, a mudança do cotidiano estimula este hábito nada saudável. "Antigamente era comum ver nos filmes e novelas a imagem do cigarro ligada ao sucesso. Sempre passava um empresário com um carro bacana, ou uma mulher com a roupa impecável com um cigarro na boca. Então muita gente via e queria se sentir ‘importante' também. Hoje vemos o contrário, sempre tem campanha estimulando a parar de fumar, mas acho que o número de casos aumentou por causa do estresse diário", conta.
Visitas - O grupo segue arrecadando assinaturas pelas feiras. Nesta sexta, 13, o mutirão irá ao Bairro Castelo Branco , no sábado no Santo Antônio e domingo no Conjunto João Alves. Já na segunda, 16, a caravana estará, simultaneamente, nas cidades de Lagarto e Tobias Barreto. (Da Assessoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!