FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Defensoria registrou maior índice de retificação e segunda via de registro na Ação Global



Defensores Públicos (Foto Cleverton Ribeiro)
Dos 214 atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado na 19ª edição da Ação Global, mais de 130 foram relacionados à emissão, retificação e segunda via de certidões de nascimento e casamento.

De acordo com o defensor público, Antonio Carvalho da Cunha, a população está mais consciente dos seus direitos e da importância da Defensoria Pública. “A procura por defensores públicos nos Núcleos, Central de Atendimento e nas unidades da Defensoria nos Fóruns, Juizados e CEAC vem aumentando consideravelmente”, salientou.

Neste ano, os serviços mais solicitados foram segunda via, retificação e assentamento de registro de nascimento, casamento e suprimento de óbitos. Em segundo lugar ficaram os casos relacionados ao direito de família como pensão alimentícia, divórcio, possessória, investigação de paternidade e inventário.

Segundo Antonio da Cunha, a Lei só prevê o fornecimento gratuito desses documentos somente para primeira via, mas a Constituição Federal assegura ampla assistência integral e gratuita aos hipossuficientes. “As pessoas que não possuem condições de pagar têm o direito de receber gratuitamente as segundas vias dessas certidões, desde quando comprove a hipossuficiência”, frisou.

Os assistidos receberam uma autorização para gratuidade do documento e foram orientados a se dirigir ao Cartório. “De posse desse documento, o cidadão vai ao cartório e pega sua certidão. É importante lembrar que esse documento é a garantia do serviço gratuito, pois somente com ele o assistido receberá a certidão e ficará isento da taxa”, esclareceu o defensor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!