FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Projeto que cria tampas especiais de segurança deverá ser votado

Deputado Federal Mendonça Prado, autor do projeto
Tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), o Projeto de Lei nº 3530/2008 que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de tampa especial de segurança pelos fabricantes em embalagens de produtos químicos de limpeza e de remédios que causem danos à saúde de quem, por falta de discernimento consumi-los. De acordo com o texto, as embalagens devem conter um mecanismo especial que dificulte sua abertura, já que se ingeridos, podem provocar graves problemas.

Para o parlamentar sergipano, os incapazes são, geralmente, as maiores vítimas do envenenamento com medicamentos e produtos caseiros. Segundo pesquisas, aproximadamente 26 mil crianças sofrem intoxicação no Brasil todos os anos. Dessas, cerca de 1200 vão parar no hospital e 75 morrem.

“Substâncias nocivas à saúde são embaladas e colocadas à venda sem a menor prudência e preocupação com a segurança, pondo em risco a integridade física dos cidadãos”, alertou Mendonça.

Pela proposta, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (INMETRO) terá o prazo de seis meses, a partir da publicação da nova legislação, para regulamentar as especificações técnicas que os fabricantes deverão seguir na fabricação de seus produtos.

“O fabricante que não se adaptar a presente norma terá sua licença de funcionamento cassada, além de serem responsabilizados penal e civilmente pelos danos causados à pessoa que ingerir um produto que esteja fora dos padrões determinados pelo INMETRO”, explicou Prado.

No decorrer deste ano, a matéria será submetida à votação. Se aprovada, produtos como ácido muriático e medicamentos que afetem a saúde de outras pessoas que não aquelas destinatárias da prescrição médica, terão as obrigatórias tampas de segurança em suas embalagens, recipientes e invólucros.

Por Vanessa Franco – Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!