FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Guarda Municipal garantiu a segurança e a inclusão social no Pré-Caju


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) cumpriu o plano de segurança para resguardar usuários, funcionários, bens e serviços públicos municipais presentes ao longo do circuito da festa. Pontos estratégicos foram contemplados com o efetivo de guardas municipais (GMs) que atuaram na prevenção de danos e atos infracionais.


Um total de 80 GMs foram empregados por noite que, de acordo com o diretor geral coronel Enilson Aragão, atuaram de forma proativa colaborando na segurança dos camarotes da Acessibilidade e da Prefeitura de Aracaju (PMA). “Além disso, a GMA trabalhou nos acessos circunscritos ao Parque da Sementeira com a finalidade de controlar a entrada de veículos. O reforço nos terminais de integração foi potencializado com o emprego de viaturas e, em auxílio à SMTT, a GMA resguardou o serviço de fiscalização e combate ao transporte clandestino”, detalhou.

O coronel explicou que o trabalho se deu com a distribuição do efetivo de forma motorizada, com o intuito de fortalecer a ação de presença, além do patrulhamento à pé em alguns pontos, e o ciclo patrulhamento na área interna do Parque da Sementeira. “A Guarda está atuando preventivamente na defesa das instalações e do patrimônio do município e, de forma complementar, aos órgãos de segurança do Estado naquilo que for convocada”, concluiu  o diretor.

GMA apoiando a inclusão

Para garantir a presença de um público especial no Pré-Caju, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibiliza, em parceria com órgãos da PMA, do Governo do Estado e dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, um espaço dedicado aos portadores de deficiência: o Camarote da Acessibilidade. O local, que oferece três ambientes amplos e adaptados aos usuários, foi contemplado em mais uma edição com um efetivo de GMs para garantir a segurança durante todos os dias do evento.

“É muito importante este trabalho da GMA, porque possibilita que as pessoas com deficiência e os familiares curtam a festa de forma mais tranquila. A presença dos guardas inibe a possiblidade de atos delituosos e até agora não tivemos problema”, revelou a presidente do Conselho, Jane Mare da Costa.  Ela contou que esta é a oitava edição do camarote e, este ano, a parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) possibilitou disponibilizar uma rua específica para o acesso dos deficientes à festa. “A SMTT reservou a rua Euclides Paes Mendonça apenas para o estacionamento dos familiares dos portadores que apresentarem o cartão”.

O secretário Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), Luiz Eduardo Oliva, fez questão de destacar o trabalho da Guarda. “A GMA está dando toda a assistência necessária e a sua presença garante a tranquilidade e a segurança das pessoas que estão no Camarote”.

O vereador Lucas Aribé, que é deficiente visual, foi um dos que usufruíram do camarote e aprovou a presença da GMA. “É fundamental que a Guarda esteja aqui para garantir não só a segurança, como também a tranquilidade entre os foliões que abrilhantam a festa”, opinou. A foliã Rosa Virgínia foi outra que aprovou a companhia dos GMs: “acho que eles são muito importantes para a nossa segurança, estou aqui tranquila, num lugar dedicado especialmente para a gente e que merecemos. Não perco uma edição do Pré-Caju, parabéns a todos os envolvidos na organização deste camarote”, declarou.


Por Ascom/GMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!