FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estância festejou Santo Antônio com alegria e fé


O dia 13 de junho é dedicado ao Santo Casamenteiro, Santo Antonio. Os devotos procuram de todas as formas reverenciar o Santo. Na cultura nordestina muitas são as simpatias existentes, entre elas, para aqueles que querem apressar casamento, arrumar namorado e etc. A quarta-feira, 13, não podia ser diferente na fé dos estancianos.  O agente cultural ‘Adelson do Picolé’, responsável pela organização da tradicional Festa da Rua Nova, por mais um ano realizou o certame em veneração ao Santo da data. As crianças foram convidadas a participarem das brincadeiras juninas como quebra-pote e corrida-de-saco.  As brincadeiras foram disputadas entre a imensa quantidade de crianças que se revezavam no vai-e-vem das referidas diversões.


Um dos atrativos da festa que mais desperta a alegria dos foliões é a corrida de jegues.  Montadores bem treinados e outros não tanto disputam os três primeiros lugares numa corrida que é cheia de artimanhas dos eqüinos, entre coices, quedas, proporcionam um alegre espetáculo aos presentes. A corrida é feita em torno da Praça Getúlio Vargas e acompanhada pelo grande público que se diverte a bessa. Um dos ilustres participantes é o deputado estadual Gilson Andrade que há anos participa com o seu eqüino batizado de ‘Mimosa’ que já venceu outras corridas, mas este ano ficou em quarto lugar.

Após a tradicional Corrida de Jegues, a festa teve seqüência com a apresentação da Batucada Buscapé que trouxe para a avenida a beleza e o encanto da sua dança, suas indumentárias, o gingado das meninas, o som do tamanco de madeira no asfalto ecoando numa seqüência ritmada em sintonia com os versos de improvisos criados pelos cantadores que tiram dos tambores acordes que dão vida a cultura popular do Samba de Coco.  E ainda na continuação das do Dia, a Batucada Quebra Coco também se apresentou, essa formada por crianças; trio pé-de-serra cantando a cultura do forró autêntico, seguida da guerra de buscapé que é um dos atrativos mais esperados pelos estancianos.

À noite a Rua Nova pegou fogo. Os mais afoitos disputavam espaço com os buscapés, os driblado, num zing-zang contínuo, mais prazeroso para participantes. Cheio de pólvora no ar, ruas tomadas pela fumaça, foliões a gritarem ‘Fogo no beco que o beco está escuro’ e o buscapé a comer no centro, esse foi o cenário de uma tradição que está na alma do povo estanciano.

Para culminar a data festiva, a Igreja Católica celebrou a tradicional Missa de Santo Antônio nas dependências do asilo que leva o mesmo nome. Em seguida, o padre Gildeon coordenou uma procissão pelas ruas adjacentes ao referido asilo, da qual participaram todos os grupos folclóricos, assim então, fechando com chave de ouro o dia de reverência ao Santo Casamenteiro. A Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Turismo e Comunicação Social, deu total apoio marcando com êxito a passagem do Dia de Santo Antônio.
Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!