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sexta-feira, 5 de julho de 2013

Preço médio do minuto do celular cai 19% em um ano


Acesso mais barato leva um número maior de brasileiros a usar o serviço e amplia o tempo de uso do telefone celular

Brasília - O preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 19% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, era de R$ 0,19 no de fim de março de 2012 e caiu para R$ 0,16 em março de 2013 (R$ 0,11, sem impostos).


No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário (MOU na sigla em inglês) subiu 13%, passando de 115 minutos para 130 minutos. Se levarmos em conta os últimos cinco anos, a queda no preço do minuto foi de 63% e o aumento no tempo médio de uso do celular chegou a 55%. 

Hoje, são mais de 264 milhões de celulares e a cobertura de terceira geração (3G) já alcança 3.409 municípios, ampliando também as possibilidades de conexão em banda larga.

A forte competição, aliada aos ganhos de escala, tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços. De acordo com Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que avalia o grau de concentração de um segmento, o mercado brasileiro de telefonia móvel é um dos mais competitivos do mundo.

Internet - O número de pessoas que usa o telefone móvel para se conectar à internet cresceu cinco vezes em dois anos. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2012, divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), entre os usuários de telefone celular, o uso de internet pelo aparelho saltou de 5% em 2010 para 24% em 2012.

A telefonia móvel e especialmente a banda larga pelo celular já se revelaram como meio essencial para a inclusão digital e social da população. Nesse sentido, a Telebrasil entende que uma maior redução dos preços e num ritmo mais acelerado deve ser incentivada com medidas que reduzam a carga tributária sobre os serviços e que estimulem sua massificação. 

Assessoria de Imprensa TELEBRASIL

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