FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quem tem a caneta, tem o poder!

Texto enviado por Hugo Maia. Autor: Edmilson Suassuna

Com fama de gênio da política, o poder por trás do trono em Sergipe, Amorim parece ter cometido o seu primeiro grande erro. Em sua intentona para fazer do irmão o Governador de Sergipe em 2014, parece ter calculado mal a reação de Déda para o seu feito de agora. Amorim nunca teve um adversário frontal. Constituiu poder e disputou eleições ocupando espaços no vácuo das engrenagens que tecem e sustentam as estruturas políticas do Estado.


A tão falada proeza da eleição de seu irmão para o Senado, a famosa quantidade de votos maior do que a do governador eleito, tem a fama maior do que o feito. Teve sim, Amorim mais votos para o Senado do que Marcelo Déda para o Governo, mas nunca é demais frisar que eram duas, duas vagas para o Senado. Duas. O eleitor tinha o direito a votar duas, duas vezes para Senador. Qualquer estatístico poderá esclarecer um pouco mais sobre o que esta probabilidade quer dizer em relação ao resultado final, comparando-se a quantidade de votos de um Senador eleito numa disputa com duas vagas, para um Governador eleito disputando apenas uma vaga.

Longe do alcance das estatísticas, é esclarecedor desvendar que aquela eleição foi marcada pela traição, onde o jogo de enganar predominou. Não foi a toa que o DEM não elegeu nenhum Senador. O que quero dizer é que há muito mito em torno deste imenso poder de Amorim. E que este mito começará a ser posto em prova a partir de agora. Vamos ver no mano-a-mano.

Amorim nunca teve um adversário frontal, nunca disputou uma eleição verdadeiramente acirrada. Agora ele tem um. Um não, dois: Déda e Jackson. Marcelo Déda não é um adversário qualquer. Bobo não é. É comandante, se fez como comandante, e fez uma parte da história política de Sergipe como comandante. E ao seu lado está Jackson. Este conhece o mapa da geopolítica de Sergipe como a palma de sua mão. Jackson em campanha é uma fera. Como candidato natural do bloco governista em 2014, no mando, o homem vai virar um titã.

Desta feita, parece que o gênio Amorim calculou mal. Como conseqüência imediata, ele vai sentir o gosto de algo que parece que não teve ainda na política: Pressão por cargos. Ou melhor, pressão por perdas de cargos. Cargo é cargo. Como se comportarão os seus aliados?

Seguindo em frente, rumo à disputa pela Prefeitura de Aracaju, o destino parece arma ruma cilada sutil para o mais novo homem poderoso de Sergipe. Tudo o que se desenha, diz ou cogita-se o colocando na disputa, se faz com muita leveza, como se ele fosse um “ás” infalível, que está se dirigindo para a guerra à cavalheira. A realidade é muito diferente.
O que ninguém disse até então, é que se entrar na disputa pela Prefeitura de Aracaju,seja com candidato próprio ou como o grande eleitor dos bastidores, ele não pode perder. Se perder, no mínimo, o mito da infalibilidade quebra, e as conseqüências para 2014 são imprevisíveis.

De tudo o que tem dito sobre a eleição na ALESE e o decorrente rompimento com Déda, Amorim tem cometido um erro crasso. Em suas declarações, transparece que nada ocorreu; que não teve influência nenhuma na eleição; que nunca solicitou cargos em troca de apoios; que não rompeu com o governo; que nunca nada, coisa nenhuma. Neste momento, o gênio está sendo traído pelo seu inconsciente.Este tipo de sofisma dá certo para os bastidores; para a conversa nos gabinetes; para o fingido tête-à-tête nas costuras políticas. Em declarações abertas, sobre fatos escancarados, conhecidos e comentados por todos, não.

Amorim neste momento carece de uma auto-análise para saber a sua real estatura. Por um lado, precisa se conscientizar que não é mais um homem de bastidor; que virou persona política pública. A linguagem dos bastidores não serve mais. O que poderá derrotá-lo senão esta ilusória, porém sedimentada, impressão de que é hoje o Superman de Sergipe, capaz de poder tudo? O que é Kryptonita para você?


2 comentários:

  1. O texto é do Ator e produtor EDMILSON SUASSUNA.Foi postado em seu facebook:http://www.facebook.com/edmilson.suassuna
    E no twitter.com/oxenteteatro e ainda no site www.chicobruno.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação, vou colocar o nome do autor.

    ResponderExcluir

Comentem aqui!