FOLHA DE NOTÍCIAS - JORNALISMO COM CREDIBILIDADE - FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM SERGIPE E TODO PAÍS !

domingo, 25 de março de 2012

Estancia avança na educação e na geração de empregos


Eleito Prefeito pelo PSDB em outubro de 2004 com a soma de 15.603 votos, com mais de 51 % dos votos válidos e reeleito em outubro de 2008 com 19.040 votos, absorvendo 59% dos votos válidos.   Ivan Leite, atualmente filiado ao PSD, foi o primeiro prefeito a ser reeleito no exercício do cargo, feito tentado por outros e sem sucesso.

Ivan encontrou uma prefeitura desmantelada em 2005, com servidores desacreditados no comércio local, com vários compromissos em atraso, frota sucateada, secretarias com ordem judicial de despejo, contas de luz, água, telefone e correios em atraso e uma divida astronômica de quase 40 milhões de reais com INSS, FGTS e outras.

Nos últimos oito anos Ivan Leite reescreveu a história de Estância.  Priorizou a educação com a reforma de escolas, aquisição de 29 ônibus para o transporte de estudantes, modernizou e reformou as escolas municipais, equipou-as de material didático, mobília, informática, internet, merenda escolar durante todo o ano letivo; reabriu as creches e as revitalizou, são atendidas mais de 500 crianças com quatro refeições diárias e acompanhamento de assistentes sociais;

Honrou com os direitos dos servidores lhes garantindo férias, décimos - terceiros, licenças-prêmios, pagando-lhes precatórios de ações defendidas pelos sindicatos dos servidores, largados desde 1998; mantém o pagamento dos servidores sem atraso de um dia sequer.

No campo - Valorizou o homem do campo com ações efetivas na cessão de horas de tratores, distribuição de sementes de milho e feijão, vacinação de animais equinos no combate ao mal do roda; implantou o projeto de Inseminação Artificial em bovinos, já com grandes resultados; implantou o Programa de Aquisição Alimentar, comprando ao ruralista o que é produzido no campo (hortifrutigranjeiro); implantou casas de farinha mecânicas; trabalhou na recuperação das estradas vicinais e escolas rurais; levou os festejos juninos para o campo com o projeto ‘São João no Campo’; promoveu copas, campeonatos e torneios criando momentos de lazer e de desporto para a comunidade do campo.

Pavimentação - Nas obras estruturantes o Governo Municipal implantou uma revolução em toda a cidade com obras de pavimentação contemplando comunidades esquecidas por muitas gestões: Conjunto Albano Franco, Conjunto Mutirão, Bairro Nivaldo Silva, Bairro Candeal, Bairro Alecrim, loteamentos São Paulo, Jardim Cléa, São Caetano, Zé de Bita e Belo Horizonte (fundos do Gilson Amado); ruas diversas a exemplo da Rua Agda Barreto e Maria Pureza (bairro Bomfim), Rua do Gravatá, Rua José Cosme (fundos da Regional de Saúde), Rua do Rotary Clube, Rua Erasmo Loyola, Rua Zé de Souza, travessas 01 e 02 da Rua José Marcelino (Ginásio Albano Franco); travessas da Rua do Limoeiro e pavimentou em asfalto todo o percurso da Astele (transporte coletivo), do Conjunto Santo Antonio ao antigo SESP.

Geração de empregos -  Com a sua visão voltada para o crescimento da oferta de empregos e aumento das receitas, Ivan Leite encaminhou projeto de Lei à Câmara Municipal com o fito na desapropriação de área de terra para ampliar o Distrito Industrial e por meio da Codise atrair empresas que queiram se instalar no município. O momento é de disputa entre os municípios brasileiros e quem mais ofertar incentivos sai na frente. Com isso, Estância foi contemplada com dois grandes investimentos superiores a R$ 100 milhões cada um: com ajuda do Governo do Estado e participação da iniciativa privada, Estância conquistou a Crown (fabrica de latinhas) e a Sergitex, do Grupo Rovack, no ramo têxtil, e uma grande quantidade de outros importantes investimentos que confiaram no potencial de Estância graças ao incentivo e luta do prefeito Leite. Atualmente um montante de novas indústrias está a atuar em nosso município o que fez aumentar a oferta de empregos e contribuiu com o incremento das receitas recolhidas pela Prefeitura.

Apoio aos mais carentes -
Na Assistência Social o Governo Municipal implantou uma nova forma de ver as coisas.  Com ajuda dos agentes de saúde, de diretores de escolas e assistentes sociais, Estância colocou nas ruas uma Força Tarefa para fazer o levantamento e estudo de quem realmente precisava ser atendido pelos programas de renda mínima do Governo Federal. O Bolsa Família, por exemplo,  pulou de duas mil famílias encontradas em 2005 para mais de dez mil, atualmente, onde a recomendação do Prefeito é dar a quem realmente mereça e que essa pessoa atenda  os parâmetros exigidos pelo programa, sem apadrinhamento político, sem que as pessoas façam filas na prefeitura para pleitear o auxilio. Assim aconteceu, assim acontece até hoje.

Outras ações  como programa da casa própria, auxilio diversos tais como passagens, cessão de documentos pessoais, cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, apoio às cooperativas de costureiras, atividades efetivas nos CRAS, casamentos comunitários, ações de apoio à criança e ao adolescente, construção de sedes dos Conselhos Tutelares, ações recreativas, de saúde e desportivas voltadas para os idosos dos centos de convivências e etc.

Resgate das Festas Populares - Nesse período Estância promoveu as melhores festas já realizadas no município, atraindo a mídia nacional (Rede Globo, TV Record, Band, SBT e outras) que vieram dar cobertura aos festejos juninos, que graças ao trabalho de resgate da Cultura Popular, hoje  Estância é reconhecida dentro e fora do Brasil, o que tem fascinado turistas, visitantes, pessoas que se encantam com a cultura do barco de fogo. E, ainda, o carnaval de Rua que se notabilizou como o melhor do Estado de Sergipe no qual desfilam escolas de samba, blocos, bandas de frevos e marchinhas, atraindo uma multidão de foliões que além de assistir ao desfile, também cai na folia. 

Troca da rede de água - Uma das obras que eu reputo como uma das grandes obras do Prefeito Ivan Leite é a substituição da Rede de Água da cidade. Eu passo pelas ruas e vejo as ruas escavadas, homens trabalhando, tubos, máquinas, uma operação de larga envergadura. Vejo que algumas pessoas se chateiam com o desconforto causado, mas por trás de todo esse cenário vem o grande resultado que é a meta do prefeito: oferecer qualidade de vida para uma população de mais de 60 mil habitantes. Uma obra que nenhum outro prefeito teve a coragem de enfrentar, por que depois de pronta não tem o que inaugurar. Mas, o prefeito Ivan, que não é dessa ceara de políticos demagogos, tem trabalhado com o compromisso de deixar a cidade estruturada, pronta para o grande salto no futuro.

Em conversa com o prefeito Ivan, ele salientou que dentro de poucos dias a Prefeitura vai iniciar o recapeamento em asfalto de todas as ruas que foram escavadas para a troca da Rede de Água. Ivan salientou que o asfalto já está comprado, a licitação está sendo ultimada e tão logo os estacianos terão de volta as ruas bonitas, com o calçamento lisinho. E  o prefeito contabiliza a satisfação de ter concluído uma etapa que visa o Bem para os estancianos.

Desenvolvimento - Na gestão do Prefeito Ivan Leite Estância conseguiu ganhos jamais vistos no município. Pudemos até arriscar o palpite que nos oito anos de governo, Ivan superou as cinco últimas gestões. O desafio está provado no número de empresas e indústrias instaladas em Estância nesse período; no avanço na saúde com prêmios nacionais conquistados; na educação com o aumento do índice do IDEB; na aquisição de veículos leves e pesados; na reforma das escolas; na valorização da cultura, dos esportes, do social, enfim.  

Eu questiono qual foi o prefeito que mais gerou empregos nos últimos anos em Estância, quem mais atraiu empresas? Quem for ao distrito industrial pode testemunhar o universo de empresas a funcionar e a empregar os nossos irmãos estancianos e visitantes. Estância conseguiu atrair sedes de órgãos federais como: Receita Federal, Tribunal do Trabalho, Justiça Eleitoral e se firmou ainda mais como cidade Pólo da região Sul do Estado.

Ensino Superior e Técnico  - Além de todo esse prélio que lhe custou a cor dos cabelos – em 2005 de cabelos pretos, hoje de cabelos brancos – o prefeito Ivan Leite tem trabalhado de forma incisiva para atrair um Campus Universitário para o município. O primeiro passo foi dado em 2005 com um abaixo-assinado entregue ao ministro da Educação Tarso Genro e, agora, graças a sua tenacidade, Estância está na iminência de ser contemplada com um Campus de Engenharia e Ivan tem buscado dar todos os incentivos e tem contado com ajuda de amigos que formam a bancada federal em Brasília.

Há um antigo dito popular – ‘Farinha pouca, meu pirão primeiro’ – Ivan já garantiu o ensino superior de graça para mais de 1000 estudantes através da Universidade Aberta do Brasil (UBA/UFS) que funciona na antiga Escola Técnica do Comércio onde são oferecidos cursos de Matemática, Biologia, Física, Química Português e outros.

 No mesmo prédio, o prefeito Ivan acomodou os alunos do IFS, pois a escola Técnica que foi iniciada em 2008, pelo Governo Federal, não foi concluída até 2010. Para não perder o prazo do processo seletivo em prejuízo aos alunos, Ivan desapropriou o referido imóvel para que pudesse acomodar os alunos da prometida escola técnica, atualmente são atendidos centenas de alunos.

Finalizo esse artigo reafirmando que o governo do atual prefeito de Estância tem foco, tem objetivo, sabe aonde quer chegar. Vejo com satisfação o nosso povo se preparando por meio das condições proporcionadas através dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior oferecidos; realização de cursos profissionalizantes para centenas de pessoas, implantação de novas empresas e com toda essa oferta, Ivan continua na luta pela conquista de um Campus de Engenharia. Brevemente Estância será outra, cidade promissora, de mão de obra qualificada, de jovens com nível superior, empresas numa cadeia de produção de invejar os demais municípios.

Por Genilson Máximo
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!